5 títulos de renda fixa isentos de IR que pagam mais do que o Tesouro IPCA+ 

Papéis de baixo risco e vencimentos curtos são opções de rentabilidade maior para perfil conservador, aponta o Itaú BBA The post 5 títulos de renda fixa isentos de IR que pagam mais do que o Tesouro IPCA+  appeared first on InfoMoney.

5 títulos de renda fixa isentos de IR que pagam mais do que o Tesouro IPCA+ 




alta taxa juro dinheiro investimento poupança








" data-medium-file="https://www.infomoney.com.br/wp-content/uploads/2024/08/front-view-graph-made-out-coins.jpg?fit=300%2C169&quality=70&strip=all" data-large-file="https://www.infomoney.com.br/wp-content/uploads/2024/08/front-view-graph-made-out-coins.jpg?fit=1280%2C720&quality=70&strip=all" tabindex="0" role="button">

É difícil competir com a rentabilidade e baixo risco dos títulos públicos do Tesouro Direto quando os juros estão em dois dígitos, como acontece na atualidade. Porém, não só é possível, como dá para fazer mantendo o perfil conservador.  

O Itaú BBA selecionou cinco ativos de crédito privado high grade, com ratings médios superiores a AA+ e AAA, focando em títulos de vencimentos curto e médio com recomendação de compra para alocação neste momento.  

Os ativos superam o retorno do Tesouro IPCA+, que está na faixa de 6,18% nesta quarta-feira (28), e são isentos de cobrança de Imposto de Renda. São Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA) e Imobiliário (CRI), além de debêntures incentivadas. 

As recomendações do BBA são:   

Nome e código Ativo Rentabilidade Vencimento  
Atacadão (CRA022008SZ) CRA  IPCA+6,7% 16/08/2027 
Rota das Bandeiras (CBAN12) Debêntures IPCA+6,6% 15/07/2034 
Rota das Bandeiras (CBAN52) Debêntures  IPCA+6,2% 15/07/2034 
Rota das Bandeiras (CBAN72) Debêntures  IPCA+6,7% 15/07/2034 
Taesa (TAEE17) Debêntures IPCA+6,3% 15/09/2033 
Fonte: Itaú BBA

Atacadão 

Para o BBA, apesar da alavancagem do Atacadão ter aumentado nos últimos anos, principalmente por causa da aquisição do Grupo BIG, a companhia possui uma liquidez adequada e grande capacidade de geração de caixa. “Combinado às iniciativas de eficiência e otimização do portifólio, a desalavancagem deve ser gradual.” 

Rota das Bandeiras 

A concessionária é responsável pelo corredor Dom Pedro, em São Paulo, um importante trecho de escoamento de produtos agrícolas e de bens de consumo. Seu contrato prevê reajustes tarifários pela inflação, o que confere uma maior resiliência em relação aos ciclos econômicos.  

Além disso, o banco destaca que a companhia espera concluir a maior parte de seus investimentos em 2024, “o que deve permitir maior desalavancagem no médio prazo”.  

Taesa 

Uma das maiores operadoras de linhas de transmissão do país, a empresa tem um nível de endividamento alto decorrente de grandes investimentos em projetos que começaram do zero. Porém, o BBA destaca que a companhia tem “perfil de dívida alongado e, junto às receitas previsíveis das suas transmissoras, tem uma flexibilidade financeira adequada”.  

Bônus 

Nome e código Ativo Rentabilidade Vencimento  
Localiza (23C0247702) CRI  CDI+0,9% 11/03/2030 
Fonte: Itaú BBA

Além dos títulos isentos de IR atrelados a inflação, o BBA também selecionou um papel indexado a juros. O CRI da Localiza tem um prazo médio e os analistas argumentam que a empresa tem conseguido expandir sua frota ao mesmo tempo em que mantém uma alavancagem controlada.  

The post 5 títulos de renda fixa isentos de IR que pagam mais do que o Tesouro IPCA+  appeared first on InfoMoney.