Apagão em SP foi causado por uma pipa que atingiu subestação, diz Eletrobras

Somente no ano de 2023, a Eletrobras registrou cinco incidentes em subestações provocados por pipas The post Apagão em SP foi causado por uma pipa que atingiu subestação, diz Eletrobras appeared first on InfoMoney.

Apagão em SP foi causado por uma pipa que atingiu subestação, diz Eletrobras












" data-image-caption="

Linhas de transmissão de energia, em Brasília
06/06/2022
REUTERS/Ueslei Marcelino " data-medium-file="https://www.infomoney.com.br/wp-content/uploads/2024/04/2024-04-19T192114Z_1_LYNXNPEK3I0SC_RTROPTP_4_ENERGIA-BTG.jpg?fit=300%2C200&quality=70&strip=all" data-large-file="https://www.infomoney.com.br/wp-content/uploads/2024/04/2024-04-19T192114Z_1_LYNXNPEK3I0SC_RTROPTP_4_ENERGIA-BTG.jpg?fit=1280%2C854&quality=70&strip=all" tabindex="0" role="button">

O apagão registrado em partes das cidades de São Paulo e Guarulhos no último sábado (31) foi causado por uma pipa que atingiu uma subestação e causou curto-circuito, disse a Eletrobras (ELET3), dona da subestação, nesta segunda-feira (2).

Um vídeo divulgado pela Eletrobras mostra o corpo de uma pipa atingindo o primeiro barramento da subestação Guarulhos, o que levou ao acionamento dos sistemas de proteção da instalação.

Segundo a empresa, 12 segundos depois, uma rabiola construída com linha metálica, contendo alumínio em sua composição, atinge o segundo barramento e causa um novo curto-circuito, fazendo com que houvesse o desligamento total da subestação.

A ocorrência levou a uma interrupção de carga de cerca de 870 megawatts (MW) em áreas atendidas pelas distribuidoras Enel e EDP, por volta das 17h31 (horário de Brasília), disse o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) no sábado. O restabelecimento integral da energia aos consumidores foi concluído às 19h58.

Leia também: Brasil registra três apagões em duas semanas

“Somente no ano de 2023 a Eletrobras registrou cinco incidentes em subestações provocados por pipas. Soltar pipas ou balões e fazer queimadas em locais próximos a linhas de transmissão é um risco de vida para as pessoas e também um risco para o funcionamento da rede elétrica”, disse a Eletrobras em nota à imprensa nesta segunda-feira.

O Brasil registrou mais um apagão no último fim de semana. No domingo, às 11h53, houve o desligamento automático total do sistema isolado de Roraima. O estado é o único que não recebe energia elétrica do Sistema Interligado Nacional (SIN), dependendo da geração de energia local.

Segundo o ONS, a carga do Estado no momento da ocorrência era de 85 MW, e a recomposição total dos serviços foi concluída às 13h40.

As ocorrências se somam a um terceiro apagão ocorrido em 22 de agosto nos estados do Acre e Rondônia, depois que um desligamento de equipamentos de transmissão e geração na região levou a uma perda de carga de 984 megawatts (MW).

O ONS ainda está apurando as causas das ocorrências no Norte. O prazo para finalização dos diagnósticos, divulgados por meio dos chamados Relatórios de Análise de Perturbações (RAP), é de até 40 dias úteis.

Veja o vídeo da pipa causando o curto-circuito na rede, divulgado pela Eletrobras:

The post Apagão em SP foi causado por uma pipa que atingiu subestação, diz Eletrobras appeared first on InfoMoney.