Astronautas da Starliner só voltarão para casa em fevereiro de 2025, diz Nasa

A Nasa devolverá o Starliner da Boeing à Terra sem os astronautas Butch Wilmore e Suni Williams a bordo, confirmou a agência espacial neste sábado; astronautas vão voltar a bordo de uma missão da SpaceX The post Astronautas da Starliner só voltarão para casa em fevereiro de 2025, diz Nasa appeared first on InfoMoney.

Astronautas da Starliner só voltarão para casa em fevereiro de 2025, diz Nasa












" data-medium-file="https://www.infomoney.com.br/wp-content/uploads/2024/08/nasa.webp?fit=300%2C200&quality=70&strip=all" data-large-file="https://www.infomoney.com.br/wp-content/uploads/2024/08/nasa.webp?fit=1280%2C853&quality=70&strip=all" tabindex="0" role="button">

A Nasa devolverá o Starliner da Boeing à Terra sem os astronautas Butch Wilmore e Suni Williams a bordo da espaçonave, confirmou a agência espacial neste sábado (24). Ou seja, eles vão permanecer na Estação Espacial Internacional até fevereiro de 2025, quando devem voltar para casa a bordo de uma espaçonave Dragon com dois outros membros da tripulação designados para a missão SpaceX Crew-9 da agência.

Segundo a agência espacial americana, o retorno não tripulado da Starliner permitirá que a Nasa e a Boeing continuem coletando dados de testes, ao mesmo tempo em que não assumes mais riscos do que o necessário para sua tripulação.

Agora, espera-se que a Starliner parta da estação espacial e faça uma reentrada e pouso autônomos seguros e controlados no início de setembro.

“O voo espacial é arriscado, mesmo em sua forma mais segura e rotineira. Um voo de teste, por natureza, não é seguro nem rotineiro. A decisão de manter Butch e Suni a bordo da Estação Espacial Internacional e trazer o Starliner da Boeing para casa sem tripulação é o resultado de nosso compromisso com a segurança: nosso valor central e nossa Estrela do Norte”, disse em entrevista coletiva o administrador da Nasa, Bill Nelson.

A Nasa e a Boeing identificaram vazamentos de hélio e verificaram problemas com os propulsores de controle de reação da espaçonave em 6 de junho, quando a Starliner se aproximou da estação espacial.

Segundo a agência, desde então, as equipes de engenharia concluíram uma quantidade significativa de trabalho, incluindo a revisão de uma coleção de dados, a realização de testes de voo e solo, a realização de revisões independentes com especialistas em propulsão da agência e o desenvolvimento de vários planos de contingência de retorno.

“A incerteza e a falta de concordância de especialistas não atendem aos requisitos de segurança e desempenho da agência para voos espaciais tripulados, levando a liderança da Nasa a mover os astronautas para a missão Crew-9”, diz um comunicado.

“Decisões como essa nunca são fáceis, mas quero elogiar nossas equipes da Nasa e da Boeing por sua análise completa, discussões transparentes e foco na segurança durante o Teste de Voo da Tripulação”, disse Ken Bowersox, administrador associado da Diretoria de Missão de Operações Espaciais da Nasa.

“Aprendemos muito sobre a espaçonave durante sua jornada para a estação e suas operações ancoradas. Também continuaremos a coletar mais dados sobre a Starliner durante o retorno não tripulado e melhorar o sistema para futuros voos para a estação espacial.”

The post Astronautas da Starliner só voltarão para casa em fevereiro de 2025, diz Nasa appeared first on InfoMoney.