Brasileiros gastaram R$ 1,7 bilhões em aplicativos em 2023
No total, foram 10,2 bilhões de aplicativos baixados em 2023, o que coloca o Brasil como o quarto país do mundo com mais downloads O post Brasileiros gastaram R$ 1,7 bilhões em aplicativos em 2023 apareceu primeiro em Olhar Digital.

Os brasileiros têm usado cada vez mais aplicativos para celulares (e desembolsado mais por isso). Em 2023, US$ 1,7 bilhão foram gastos pelos usuários do país, refletindo um incremento de 26,2% em relação ao período anterior e colocando o Brasil no 11º posto global neste quesito.
Leia mais
- Pesquisa revela quais são os apps preferidos dos adolescentes no Brasil
- Crianças acessam a internet cada vez mais cedo no Brasil, aponta pesquisa
- Internet: 95% das crianças e adolescentes estão conectados no Brasil
Quarto país do mundo com mais downloads de aplicativos
Em termos de receita, os apps geraram US$ 4,5 bilhões no Brasil no ano passado, com destaque para a categoria de entretenimento (13,4% deste montante) que cresceu cerca de 7% ante 2022, e a de e-commerce (13,11%), que aumentou 13,2% em relação ao período anterior. Os dados fazem parte da Análise Mobile 2024, levantamento realizado pela Rocket Lab em parceria com o Statista.
O relatório também revela que o Brasil se manteve em 4º lugar em número de downloads de apps, com 10,2 bilhões em 2023 contra 10 bilhões no período anterior. Em relação às categorias, a de entretenimento também se destacou, com 830 milhões de downloads, seguida pela de fintechs, com 429,3 milhões.
Mesmo diante de uma lenta retomada do crescimento da economia brasileira, a indústria de aplicativos móveis mostrou sinais positivos em 2023. Os dados trazidos pelo relatório comprovam que os usuários estão gastando mais com aplicativos, espelhando o fortalecimento da confiança dos consumidores brasileiros neste canal, bem como das empresas que estão investindo mais em publicidade digital em mobile.Bruno Ferreira, head de Vendas na Rocket Lab no Brasil
O documento ainda aponta que as conexões de telefonia celular somaram 221 milhões no país, superando a população brasileira de 215,3 milhões registrada pelo Censo de 2022. Os dados mostram que 97,1% da população brasileira têm acesso à internet pelo celular e gastam pouco mais de cinco horas diárias navegando.
Publicidade digital
- Os investimentos em publicidade digital atingiram US$ 362 bilhões em 2023, aumento de 7,5% em relação ao ano anterior.
- Este cenário está transformando a experiência dos usuários com as marcas no cenário mobile, aponta o relatório.
- Os aplicativos desempenham papel importante na ampliação do alcance e participação das marcas no mercado, bem como no conhecimento e estreitamento do relacionamento com as audiências.
- A expectativa para 2024 é de um foco contínuo na personalização, inovação tecnológica e eficiência do marketing, com um leque ainda maior de oportunidades para marcas e desenvolvedores.
O post Brasileiros gastaram R$ 1,7 bilhões em aplicativos em 2023 apareceu primeiro em Olhar Digital.