China se opõe a qualquer país que permita visita do Dalai Lama

China considera o budista tibetano um separatista perigoso e se opõe que autoridades de qualquer país tenham contato com ele The post China se opõe a qualquer país que permita visita do Dalai Lama appeared first on InfoMoney.

China se opõe a qualquer país que permita visita do Dalai Lama




Dalai Lama em Nova York 23/6/2024 REUTERS/Jeenah Moon








" data-image-caption="

Dalai Lama em Nova York
23/6/2024 REUTERS/Jeenah Moon " data-medium-file="https://www.infomoney.com.br/wp-content/uploads/2024/08/2024-08-22T150753Z_1_LYNXMPEK7L0KR_RTROPTP_4_USA-DALAI-LAMA.jpg?fit=300%2C200&quality=70&strip=all" data-large-file="https://www.infomoney.com.br/wp-content/uploads/2024/08/2024-08-22T150753Z_1_LYNXMPEK7L0KR_RTROPTP_4_USA-DALAI-LAMA.jpg?fit=1280%2C854&quality=70&strip=all" tabindex="0" role="button">

A China se opõe firmemente a qualquer país que permita que o Dalai Lama faça visitas sob qualquer pretexto, disse porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China nesta quinta-feira (22).

Autoridades seniores do Departamento de Estado dos EUA e da Casa Branca se reuniram com o Dalai Lama em Nova York na quarta-feira (21) e “reafirmaram o compromisso dos EUA com o avanço dos direitos humanos dos tibetanos”, disse o Departamento de Estado.

Era esperado que o encontro com o líder espiritual exilado de 89 anos do budismo tibetano incomodasse a China, que o considera um separatista perigoso e se opõe que autoridades de qualquer país tenham contato com ele.

“A China fez protestos solenes aos EUA”, disse a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores Mao Ning em um briefing de imprensa rotineiro. “Não permitimos que o Dalai Lama se envolva em atividades políticas separatistas nos EUA.”

No mês passado, a China expressou forte oposição a uma lei dos EUA assinada pelo presidente norte-americano, Joe Biden, que pressiona Pequim a resolver uma disputa sobre as demandas do Tibete por maior autonomia, e prometeu “defender firmemente” seus interesses.

O Ministério das Relações Exteriores da China disse que a “nomeação de um suposto coordenador especial para questões tibetanas constitui interferência em assuntos internos”.

The post China se opõe a qualquer país que permita visita do Dalai Lama appeared first on InfoMoney.