Chuva forte atinge Minas Gerais nesta segunda (14/4); alerta de tempestade no Sul

Segunda-feira (14/4) começa com chuva em quase todo o estado. Alerta de tempestade severa no Sul e Triângulo Mineiro. Máxima de 36 °C no Norte.

Chuva forte atinge Minas Gerais nesta segunda (14/4); alerta de tempestade no Sul












Previsão do Tempo em Minas Gerais — Segunda-feira, 14 de abril de 2025

A semana começa com aumento da instabilidade atmosférica em Minas Gerais. Há previsão de chuvas em praticamente todas as regiões do estado, com destaque para a ocorrência de tempestades severas em áreas da metade sul do território mineiro.

Segundo os dados meteorológicos, o céu permanecerá parcialmente nublado a nublado em boa parte do estado, especialmente nas regiões do Triângulo/Alto Paranaíba, Sul de Minas, Oeste, sul da Central Mineira, metade sul da Região Metropolitana de Belo Horizonte, Campo das Vertentes e Zona da Mata. Nessas localidades, são esperadas tempestades com potencial para ventos fortes, raios e precipitações intensas.

Nas demais áreas de Minas, o céu deve variar entre claro e parcialmente nublado, com possibilidade de tempestades isoladas. Apenas no extremo nordeste do estado o tempo deve seguir estável e seco. A temperatura máxima prevista para o estado é de 36 °C, especialmente nas regiões norte do Vale do Jequitinhonha e do Norte de Minas. Os índices de umidade devem permanecer estáveis à tarde, girando em torno de 45% na maior parte do território mineiro.

Previsão para Belo Horizonte

Na capital mineira, o céu ficará parcialmente nublado a nublado, com previsão de chuva e risco de tempestade severa a partir da tarde. A temperatura máxima deve atingir os 30 °C, e a umidade relativa do ar poderá cair para 45% no período da tarde.

Alerta de Tempo Severo

As condições meteorológicas indicam alto potencial para tempestades severas em parte significativa do estado. O Nível 1 de alerta está previsto para:

  • Triângulo/Alto Paranaíba: Ituiutaba, Uberlândia, Patrocínio, Patos de Minas, Frutal, Uberaba, Araxá.

  • Sul de Minas: Passos, São Sebastião do Paraíso, Alfenas, Varginha, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Santa Rita do Sapucaí, São Lourenço, Andrelândia, Itajubá.

  • Oeste e Central Mineira: Piumhi, Divinópolis, Formiga, Campo Belo, Oliveira, Bom Despacho.

  • Região Metropolitana Sul e Central: Sete Lagoas, Pará de Minas, Belo Horizonte, Itabira, Itaguara.

  • Campo das Vertentes e Zona da Mata: Ouro Preto, Conselheiro Lafaiete, Lavras, São João del-Rei, Barbacena, Juiz de Fora, Cataguases, Ubá, Muriaé, Viçosa, Manhuaçu, Ponte Nova.

Essas regiões devem ficar atentas a possíveis alagamentos, quedas de energia e transtornos no trânsito em razão das tempestades.

Já nas regiões do Noroeste, sul e oeste do Norte de Minas, norte da Central Mineira, norte da Metropolitana, Vale do Rio Doce e sul do Vale do Jequitinhonha, a previsão é de tempestades não severas. Municípios como Unaí, Paracatu, Pirapora, Januária, Janaúba, Montes Claros, Bocaiuva, Curvelo, Guanhães, Governador Valadares, Ipatinga, Caratinga e Diamantina devem se preparar para chuvas moderadas, com menor risco de eventos extremos.

Aviso de Chuva e Tendências

Há previsão de aumento no volume de chuvas em diversas regiões de Minas Gerais. O acumulado pluviométrico pode variar entre 20 e 40 mm no Sul, Campo das Vertentes e Zona da Mata. Nas demais regiões, espera-se entre 5 e 20 mm. No entanto, o nordeste e parte do leste do estado devem permanecer com tempo firme, sem previsão de chuva.

Tendência para os próximos dias:
A instabilidade atmosférica tende a aumentar, principalmente na metade norte e leste da Região Metropolitana de Belo Horizonte, Vale do Rio Doce e Vale do Mucuri, onde os acumulados podem ultrapassar 70 mm. No Triângulo/Alto Paranaíba, Oeste e Centro de Minas, os volumes devem variar entre 40 e 70 mm. Nas demais regiões, o acumulado pode ficar entre 20 e 40 mm. A Zona da Mata deve apresentar os menores volumes, com acumulados abaixo de 20 mm.

Referência geográfica para localização no estado:
Barbacena, Belo Horizonte, Curvelo, Diamantina, Divinópolis, Governador Valadares, Juiz de Fora, Montes Claros, Paracatu, Poços de Caldas, Teófilo Otoni e Uberlândia.

AMP/press - SIMGE/SISEMA - Inmet / Sindijori