Ciclone extratropical: Mais chuvas para Minas Gerais

Embora o ciclone não atue diretamente sobre Minas Gerais, ele influencia a formação de um canal de umidade que vem desde a região amazônica

Ciclone extratropical: Mais chuvas para Minas Gerais
Dirceu Aurélio / Imprensa MG




Ciclone extratropical pode intensificar chuvas em Minas Gerais









A chegada de um ciclone extratropical, em combinação com uma frente fria, deve intensificar as chuvas em Minas Gerais neste final de semana. De acordo com o Governo de Minas, através da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) e o Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos (Simge), as chuvas podem começar a partir desta quinta-feira (24/10), com maior intensidade na metade sul do estado.

Embora o ciclone não atue diretamente sobre Minas Gerais, ele influencia a formação de um canal de umidade que vem desde a região amazônica, promovendo a convergência de umidade e agravando as condições climáticas, como explica Heriberto dos Anjos, meteorologista do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam). Esse fenômeno pode provocar chuvas intensas, rajadas de vento e até granizo em algumas áreas do estado.

Previsão de chuvas e regiões mais afetadas

Entre os dias 24 e 26 de outubro, estão previstas tempestades severas em diversas regiões, incluindo o Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Sul de Minas, Zona da Mata, Oeste, Metropolitana de Belo Horizonte e Vale do Rio Doce. No sul do estado, Campo das Vertentes e Zona da Mata, os acumulados de chuva podem variar entre 50 e 80 mm. Já em partes da Região Metropolitana de Belo Horizonte e no Triângulo Mineiro, os acumulados podem variar entre 15 e 50 mm.

As áreas mais ao norte do estado, como o Noroeste Mineiro e o Norte da RMBH, devem registrar menores volumes de precipitação, com acumulados em torno de 15 mm.

Monitoramento e ações preventivas

A Defesa Civil de Minas Gerais ressalta que o estado está sendo monitorado 24 horas por dia para garantir a proteção da população. O coordenador Estadual de Defesa Civil, coronel PM Paulo Roberto Bermudes Rezende, reforça a importância do monitoramento contínuo para emitir alertas preventivos e coordenar ações em tempo hábil.

A população é incentivada a se cadastrar no serviço de alertas meteorológicos via SMS. Para se inscrever, basta enviar o CEP da sua localidade para o número 40199, de forma gratuita. O site do Simge (simge.mg.gov.br) também oferece atualizações diárias da previsão do tempo.

Dicas de prevenção durante chuvas fortes:

  1. Evite atravessar áreas alagadas ou enxurradas.
  2. Altere sua rota se houver locais com histórico de inundações.
  3. Não estacione veículos próximos a postes ou árvores.
  4. Em caso de tempestades com raios, procure abrigo em construções ou veículos.
  5. Observe sinais de deslizamento de terra e evacue a área se necessário.
  6. Respeite as condições de tráfego em vias alagadas para evitar riscos.
  7. Descarte lixo corretamente, evitando o entupimento de bueiros.
  8. Em emergências, ligue para 190 PMMG, 193 Bombeiros ou 199 Defesa Civil

 AMP/press - Agência MINAS / Sindijori