Comissão aprova projeto que cria censo específico para identificar déficit habitacional

Proposta ainda será analisada por outros colegiados da Câmara dos Deputados e, depois, pelo Senado

Comissão aprova projeto que cria censo específico para identificar déficit habitacional




Bruno Spada/Câmara dos Deputados
Plano de ações e políticas de governo no setor de CT&I. Dep. Nely Aquino(PODE - MG)
Nely Aquino: IBGE definirá metodologia do levantamento

A Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação da Câmara dos Deputados aprovou projeto que cria o Censo de Déficit e Inadequação Habitacional, a ser realizado a cada dez anos pelo governo federal.









Foi aprovado o substitutivo da relatora, deputada Nely Aquino (Pode-MG), ao Projeto de Lei 1195/23, do deputado Max Lemos (PDT-RJ). A versão dele sugeria a criação de lei autônoma, além de definir várias regras para o novo censo. Nely Aquino preferiu incluir a mudança na Lei 8.184/91, que já prevê os censos Demográfico e Econômico.

“A previsão de elaboração do Censo de Déficit e Inadequação Habitacional a cada dez anos, sem maiores detalhamentos, é o necessário e suficiente para que o novo levantamento seja realizado”, defendeu a relatora.

“Caberá ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) desenvolver a metodologia específica, assunto no qual possui toda a expertise necessária”, disse Nely Aquino. O IBGE já responde pelos censos Demográfico e Econômico.

Segundo o deputado Max Lemos, autor da versão original, a ideia com o novo censo é identificar os municípios com maiores déficits habitacionais acumulados, e mapear as áreas com inadequação nas moradias.

Próximos passos
A proposta tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Desenvolvimento Urbano; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.