Comissão discute importância cultural dos carreiros de boi

Procissões em carros de boi são uma tradição em diferentes regiões do Brasil

Comissão discute importância cultural dos carreiros de boi




Bruno Spada/Câmara dos Deputados
Audiência Pública - Panorama da atenção ao câncer de mama no SUS. Dep. Flávia Morais (PDT-GO)
Flávia Morais é autora de projeto que cria o Dia Nacional do Carreiro de Boi

A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados discute nesta terça-feira (28) a importância cultural dos carreiros de boi.









Confira a pauta e a lista de convidados da audiência pública

O debate é uma iniciativa da deputada Flávia Morais (PDT-GO). Ela afirma que, em diversas regiões do Brasil, os desfiles de carros de boi são uma tradição que reflete um estilo de vida do interior do País.

A deputada é autora do Projeto de Lei 1036/24, que institui o Dia Nacional do Carreiro de Boi, a ser celebrado anualmente em 6 de setembro. "A preservação
dessas tradições é essencial para manter viva a memória do Brasil rural e suas
contribuições para a identidade nacional", diz.

Flávia destaca que a “Romaria de Carros de Boi da Festa do Divino Pai Eterno” de Trindade (GO) passou a ser reconhecida como Patrimônio Cultural Brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2016. "Em 2023, foram trezentos carros participantes. Os carreiros saem da área rural de todo o estado de Goiás e seguem até Trindade, onde manifestam sua fé", informa.

A deputada, para citar outros exemplos, comenta que em Olivença (AL), Gonçalves (MG), Raposo (RJ) e São João Sul (SC) também há tradicionais desfiles de carros boi, que atraem turistas e mobilizam a população local.