Como declarar prejuízos com ETFs no Imposto de Renda 2024?

Contribuinte precisa selecionar a aba de renda variável e preencher informações mês a mês The post Como declarar prejuízos com ETFs no Imposto de Renda 2024? appeared first on InfoMoney.

Como declarar prejuízos com ETFs no Imposto de Renda 2024?




Imagem criada com computação com escrito ETF em letras brancas








" data-image-caption="

(Fonte: Shutterstock) " data-medium-file="https://www.infomoney.com.br/wp-content/uploads/2021/10/etf-de-criptomoedas-bitcoin-hashdex.jpg?fit=300%2C225&quality=70&strip=all" data-large-file="https://www.infomoney.com.br/wp-content/uploads/2021/10/etf-de-criptomoedas-bitcoin-hashdex.jpg?fit=1000%2C750&quality=70&strip=all">

Dúvida de leitor: Comecei a investir em ETFs, em 2022, e segui com aplicações em 2023, mas tive prejuízos no ano passado. O que devo fazer agora na declaração de 2024?

Por Sabrina Lawder*

“Declarar os investimentos de forma correta é fundamental para evitar problemas com a Receita Federal.

Os ETFs podem ser de renda fixa ou variável e é fundamental manter toda a documentação relacionada às operações com ETFs, como extratos e informes de rendimentos. 

Em caso de prejuízos apurados e não compensados em 2023, o contribuinte deverá na ficha ‘Renda Variável’, em ‘operações comuns/day trade’ informar o valor em janeiro, no campo “Resultado negativo até o mês anterior”.

Caso não sejam prejuízos do exercício anterior, esses valores poderão ser compensados nos meses seguintes com o lucro de outras operações comuns de venda.

É importante ressaltar que os prejuízos de operações comuns e day trade não se comunicam, e não podem ser compensadas uma com a outra.”

*Sabrina Lawder é sócia de Tributos Internacionais & Mobilidade Global da Grant Thornton.

Baixe uma planilha gratuita para calcular seus investimentos em renda fixa e fuja dos ativos que rendem menos

The post Como declarar prejuízos com ETFs no Imposto de Renda 2024? appeared first on InfoMoney.