Congresso dos EUA avança em projeto para obrigar venda do TikTok por dona chinesa

TikTok é acusado de oferecer riscos à segurança nacional dos EUA The post Congresso dos EUA avança em projeto para obrigar venda do TikTok por dona chinesa appeared first on InfoMoney.

Congresso dos EUA avança em projeto para obrigar venda do TikTok por dona chinesa




Ilustração com bandeira dos EUA e logotipo do TikTok (REUTERS/Dado Ruvic)








" data-image-caption="

Ilustração com bandeira dos EUA e logotipo do TikTok (REUTERS/Dado Ruvic) " data-medium-file="https://www.infomoney.com.br/wp-content/uploads/2024/04/2024-04-18T193457Z_1_LYNXNPEK3H0UI_RTROPTP_4_USA-TIKTOK-CONGRESS.jpg?fit=300%2C189&quality=70&strip=all" data-large-file="https://www.infomoney.com.br/wp-content/uploads/2024/04/2024-04-18T193457Z_1_LYNXNPEK3H0UI_RTROPTP_4_USA-TIKTOK-CONGRESS.jpg?fit=1280%2C807&quality=70&strip=all">

Uma mobilização para forçar a empresa chinesa dona do TikTok, a ByteDance, a vender o aplicativo de rede social ou ser banida dos Estados Unidos ganhou força nesta quinta-feira (18) no Congresso norte-americano, com a Câmara dos Deputados marcando a votação para sábado (20) e uma senadora democrata mostrando apoio público à proposta.

Controlada pelos republicanos, a Câmara dos Deputados incluiu a medida em um pacote legislativo de US$ 95 bilhões de ajuda a aliados, incluindo a Ucrânia e Israel, um grande avanço em uma pauta defendida há meses pelo governo.

O novo texto, que dará à ByteDance um ano para vender seu aplicativo de vídeos curtos, ganhou o apoio de Maria Cantwell, presidente da Comissão de Comércio do Senado, o que aumenta muito suas chances de aprovação.

Projeto anterior, aprovado pela Câmara dos Deputados no mês passado com forte apoio bipartidário, daria à ByteDance apenas seis meses para a venda.

Muitos congressistas e o governo do presidente dos EUA, Joe Biden, acusam o TikTok de oferecer riscos à segurança nacional pelo fato de a China poder exigir da companhia o compartilhamento de dados dos seus 170 milhões de usuários norte-americanos, embora a empresa afirme que nunca compartilhou dados dos EUA, nem nunca o fará.

“Estou muito feliz que o presidente Johnson e os líderes da Câmara incorporaram minha recomendação de estender o período de desinvestimento da Byte Dance de seis meses para um ano”, afirmou Cantwell em comunicado.

“A extensão do período de desinvestimento é necessária para assegurar que haja tempo o suficiente para que um novo comprador feche um acordo. Eu apoio esse projeto atualizado.”

Em comunicado, um porta-voz do TikTok afirmou que é “triste que a Câmara dos Deputados esteja usando um disfarce de uma importante assistência externa e humanitária” para aprovar o projeto.

A empresa disse que os limites ao aplicativo violariam o direito dos usuários norte-americanos à liberdade de expressão, protegido pela Primeira Emenda da Constituição dos EUA, e afetariam 7 milhões de empresas que, segundo ela, usam o aplicativo no país.

The post Congresso dos EUA avança em projeto para obrigar venda do TikTok por dona chinesa appeared first on InfoMoney.