Semad realiza operação contra desmatamento ilegal no Norte de Minas
Ações ilegais devastaram cerca de 75 hectares de Mata Atlântica e Cerrado; multas chegam a R$ 465 mil
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), com o apoio da Polícia Militar de Meio Ambiente, realizou a Operação Grande Sertão III para combater o desmatamento ilegal no Norte de Minas. A ação aconteceu entre os dias 17 e 21 de março e fiscalizou 19 áreas nos municípios de Coração de Jesus, Japonvar, Mirabela, Francisco Sá e Montes Claros.
Por meio da Unidade Regional de Fiscalização (URFIS) Norte de Minas, a Semad aplicou multas que somam cerca de R$ 465 mil, além de suspender atividades ilegais em áreas protegidas para mitigar danos ambientais.
Ações e apreensões
A operação utilizou tecnologias de geoprocessamento para identificar desmatamentos irregulares, totalizando 73,66 hectares devastados nos biomas Cerrado e Mata Atlântica. Durante a fiscalização, foram apreendidos:
A equipe também atuou na proteção de áreas ambientais sensíveis, como o Parque Estadual da Lapa Grande e sua zona de amortecimento, onde foram identificadas tentativas iniciais de desmatamento.
Declaração da Semad
O chefe da Unidade Regional de Fiscalização Norte de Minas, João Paulo Gomes, ressaltou a importância da operação na preservação ambiental:
"Além de coibir o desmatamento ilegal, a operação foi essencial para suspender o impacto ambiental em áreas protegidas pela Lei da Mata Atlântica".
Como denunciar crimes ambientais
A Semad reforça que a população pode colaborar no monitoramento e combate a práticas irregulares que afetam o meio ambiente. As denúncias podem ser feitas pelos seguintes canais:
???? LigMinas – 155 (opção 7)
???? Portal oficial de denúncias ambientais