Estudantes da Rede Pública de Ensino de MINAS GERAIS se Formam como Técnicos

O projeto piloto teve início em março de 2024 e implementou a metodologia inovadora de educação empreendedora do NEJ

Estudantes da Rede Pública de Ensino de MINAS GERAIS se Formam como Técnicos
Amanda Ketly




Estudantes da Rede Pública de Ensino se Formam como Técnicos em Administração

Parceria entre o Governo de Minas e o Sebrae Minas leva educação empreendedora a jovens de 13 escolas estaduais em várias cidades do estado.









Na última quarta-feira (18/12), 77 estudantes concluíram o curso técnico em Administração do Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ) da Escola do Sebrae. A cerimônia de formatura aconteceu na sede do Sebrae Minas, em Belo Horizonte, e reuniu estudantes, familiares, professores e autoridades, celebrando o sucesso da parceria entre o Governo de Minas Gerais e o Sebrae Minas, com o apoio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG).

Expansão da Educação Empreendedora

O projeto piloto teve início em março de 2024 e implementou a metodologia inovadora de educação empreendedora do NEJ em 13 escolas estaduais de Belo Horizonte, Contagem, Mateus Leme, Sarzedo, Ribeirão das Neves, Santa Luzia e Vespasiano. Ao todo, cerca de 240 estudantes do ensino médio participaram, recebendo formação gratuita e concluindo o curso técnico em Administração.

Metodologia e Impacto:
A abordagem integra teoria e prática, capacitando os jovens com habilidades fundamentais para o mercado de trabalho e para seus projetos de vida. “Essa metodologia não apenas amplia a empregabilidade, mas também desenvolve características empreendedoras, preparando os estudantes para os desafios futuros”, destacou Kellen Senra, subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica.

Escolas Participantes

As escolas estaduais que adotaram a metodologia do NEJ foram:

  • Belo Horizonte: EE Paulo das Graças da Silva, EE Pedro França, EE Walt Disney, EE Zilda Arns Neumann e EE Cecília Meireles.
  • Contagem: EE Deputado Renato Azeredo e EE Helena Guerra.
  • Mateus Leme: EE Domingos Justino Ribeiro.
  • Sarzedo: EE Professor Ernesto Carneiro Santiago.
  • Ribeirão das Neves: EE Antônio Rigueira da Fonseca e EE Manoel Martins de Melo.
  • Santa Luzia: EE Geraldo Teixeira da Costa.
  • Vespasiano: EE Machado de Assis.

Reconhecimento e Projeção

O superintendente do Sebrae Minas, Afonso Maria Rocha, enfatizou a importância da iniciativa. “É gratificante levar a educação empreendedora e o modelo do NEJ para a rede pública. Essa parceria transforma vidas e amplia o acesso a uma formação de qualidade.”

Sobre o Núcleo de Empreendedorismo Juvenil – NEJ

Fundado em 2010, o NEJ é um projeto social da Escola do Sebrae que promove educação empreendedora por meio de uma metodologia reconhecida nacionalmente. Desde sua criação, o projeto já formou mais de 3.200 alunos, capacitando-os com uma combinação de competências técnicas e habilidades socioemocionais, como autonomia, proatividade e responsabilidade social.

Os estudantes desenvolvem projetos práticos em empreendedorismo e gestão, saindo preparados para enfrentar os desafios do mercado de trabalho e contribuir como cidadãos empreendedores.

Resultados em 2024:
Neste ano, o NEJ formou 85 alunos diretamente em sua sede e impactou centenas de jovens em todo o estado por meio da parceria com escolas públicas.

Fonte: Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais e Sebrae Minas.

  AMP/press - Agência MINAS / Sindijori