Ex-presidente Fernando Collor é preso em Maceió por ordem do STF
Fernando Collor é preso em Maceió nesta sexta (25) após condenação no STF por corrupção e lavagem de dinheiro. Ex-presidente foi levado à PF em Alagoas.

Ex-presidente Fernando Collor é preso em Maceió nesta sexta-feira (25)
O ex-presidente da República e ex-senador Fernando Collor de Mello foi preso nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (25), em Maceió (AL). De acordo com sua defesa, a prisão ocorreu por volta das 4h, enquanto Collor se dirigia ao aeroporto, de onde seguiria para Brasília para se apresentar voluntariamente à Justiça, em cumprimento a um mandado de prisão expedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
A ordem de prisão foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, após negar um último recurso da defesa que buscava rever a condenação de Collor por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A decisão confirma a sentença proferida em 2023, que estabeleceu pena de 8 anos e 10 meses de reclusão, além da perda de bens e valores envolvidos no caso.
Após a abordagem e detenção, Collor foi conduzido à Superintendência da Polícia Federal em Alagoas, onde deve permanecer à disposição da Justiça até a definição sobre o local definitivo de cumprimento da pena.
A condenação de Fernando Collor está relacionada a desvios investigados no âmbito da Operação Lava Jato, em um processo que apurou o recebimento de vantagens indevidas por meio de contratos com a BR Distribuidora, subsidiária da Petrobras. O ex-presidente sempre negou as acusações.
Collor foi presidente do Brasil entre 1990 e 1992, sendo o primeiro a sofrer um processo de impeachment após denúncias de corrupção. Após anos afastado da política, retornou ao cenário público como senador por Alagoas, cargo que exerceu até 2023.