Fecomércio MG e Deputados Conseguem Adiar e Parcelar o Pagamento do IPVA

Por iniciativa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG), em parceria com deputados estaduais

Fecomércio MG e Deputados Conseguem Adiar e Parcelar o Pagamento do IPVA




Fecomércio MG e Deputados Conseguem Adiar e Parcelar o Pagamento do IPVA









Por iniciativa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG), em parceria com deputados estaduais, o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) será transferido de janeiro para fevereiro a partir de 2025. Essa alteração representa um alívio significativo para as famílias mineiras, que tradicionalmente enfrentam grande pressão financeira no início do ano devido a despesas como material escolar e outras obrigações tributárias.

Além disso, a mudança é uma importante conquista para o setor comercial. Ao postergar o pagamento do IPVA, o comércio mineiro começará o ano com maior fluxo de caixa, o que poderá estimular vendas e fortalecer o setor logo nos primeiros meses.

Detalhes do Novo Calendário

Conforme o projeto aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, o IPVA poderá ser quitado integralmente em fevereiro. Para quem optar pelo parcelamento, as datas ficaram assim distribuídas:

  • 1ª parcela: fevereiro
  • 2ª parcela: março
  • 3ª parcela: abril

Essa flexibilização no pagamento do imposto foi possível graças à intensa mobilização da Fecomércio MG e ao apoio dos deputados estaduais, que entenderam a relevância da proposta para os setores econômico e social do estado.

Declaração da Fecomércio MG

Para o presidente da Fecomércio MG, Nadim Donato, o adiamento da cobrança do IPVA é uma antiga reivindicação do setor comercial. "Essa era uma demanda histórica dos comerciantes, que tradicionalmente enfrentam descapitalização no mês de janeiro. Com as despesas acumuladas, as famílias ficam impossibilitadas de consumir no mesmo ritmo dos demais meses do ano, o que afeta diretamente o comércio. Agora, com o início do pagamento do IPVA em fevereiro, temos a perspectiva de um início de 2025 mais equilibrado, tanto para as empresas quanto para as famílias mineiras. É um marco de conquista e comemoração para todos nós!"

Sobre a Fecomércio MG

A Fecomércio MG é a maior representante do setor terciário em Minas Gerais, atuando em prol de mais de 740 mil empresas de bens, serviços e turismo no estado. Integrante do Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac, a instituição é liderada pelo empresário Nadim Donato e, em parceria com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, trabalha para defender os interesses empresariais junto às esferas pública e privada.

A Federação busca garantir melhores condições tributárias, celebrar convenções coletivas de trabalho e oferecer benefícios que promovam o crescimento econômico. Há 86 anos, a Fecomércio MG contribui para transformar a vida dos cidadãos mineiros e fortalecer o setor terciário.

AMP/press - Sindijori - Fecomércio/MG