Fim do monopólio? Processo antitruste abre caminho para rivais do Google

Determinação de juiz de que o Google atua como como monopólio foi vitória para rivais da big tech – mas os trabalhos estão apenas começando O post Fim do monopólio? Processo antitruste abre caminho para rivais do Google apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fim do monopólio? Processo antitruste abre caminho para rivais do Google




Um juiz federal estadunidense determinou que o Google atua como monopólio ilegal. Isso foi uma vitória importante para rivais da big tech, como Yelp e DuckDuckGo, na Justiça dos EUA. Mas os trabalhos para restaurar a concorrência estão apenas começando.









A fase de mediação começa em setembro. E as sugestões das concorrentes para nivelar o jogo variam. As ideias vão desde a implementação de uma tela com alternativas ao Google até o desmembramento de serviços da empresa.

O que as rivais do Google querem após vitória no processo antitruste

“Embora estejamos encorajados pela decisão, uma remediação forte é crucial”, escreveu Jeremy Stoppelman, CEO do Yelp, numa postagem no blog da empresa após a decisão do juiz sobre o Google, referindo-se à nova fase de julgamento que começará em setembro.

Página de busca do Google
Derrota do Google em processo antitruste abre caminho para concorrentes nivelarem o jogo (Imagem: Tada Images/Shutterstock)

“Passamos por um marco importante, mas ainda há muita história a ser escrita”, disse Kamyl Bazbaz, vice-presidente sênior de assuntos públicos do DuckDuckGo, em comunicado.

“O Google fará tudo o que puder para obstruir o progresso, e é por isso que esperamos ver um julgamento robusto de remediação que possa realmente explorar todos os detalhes, propor uma variedade de remédios que realmente funcionem e estabelecer um órgão de monitoramento para administrá-los.”

As declarações reforçam o entendimento de que a decisão do juiz Amit Mehta sobre como restaurar a concorrência será tão (ou talvez mais) importante quanto sua constatação de que o Google violou a lei antitruste. Na fase de mediação, Mehta decidirá como restaurar a concorrência entre buscadores e na publicidade veiculada neles.

Leia mais:

Importância dos detalhes

Moça usando óculos e moletom amarelo digitando em notebook enquanto estuda em casa
Um juiz determinar, nos EUA, que Google atua como monopólio pode mudar nosso jeito de buscar informações na internet (Imagem: Ground Picture/Shutterstock)

“Não podemos enfatizar isso o suficiente: os detalhes de implementação importam”, disse vice-presidente sênior de assuntos públicos do DuckDuckGo. Na União Europeia (UE), “existem algumas soluções promissoras, mas foi relativamente fácil para o Google contornar as implementações”.

O DuckDuckGo pede um grupo de especialistas técnicos “verdadeiramente independentes” para monitorar quaisquer remediações impostas pelo tribunal, “para garantir que o Google não encontre novas maneiras de dar tratamento preferencial a si mesmo”.

Stoppelman, do Yelp, disse que o Google deve ser obrigado a “separar serviços que se beneficiaram injustamente de seu monopólio de busca, remediação direta e aplicável para evitar comportamentos anticompetitivos futuros”.

O juiz também deve proibir o Google de usar acordos exclusivos de busca padrão e de “favorecer seu próprio conteúdo nos resultados de busca”, disse Stoppelman.

Outro lado

Seja qual for o resultado, o processo pode ser longo. Kent Walker, presidente de assuntos globais do Google, confirmou que a empresa planeja recorrer da decisão. Ele disse que a decisão “reconhece que o Google oferece o melhor buscador, mas conclui que não deveríamos ser autorizados a torná-lo facilmente disponível”.

O post Fim do monopólio? Processo antitruste abre caminho para rivais do Google apareceu primeiro em Olhar Digital.