Galáxias fotografadas por estudantes nas Imagens Astronômicas da Semana

Instituto Federal da Paraíba, e um projeto de ciência cidadã do MCTI em parceria com o Observatório Las Cumbres O post Galáxias fotografadas por estudantes nas Imagens Astronômicas da Semana apareceu primeiro em Olhar Digital.

Galáxias fotografadas por estudantes nas Imagens Astronômicas da Semana




Toda semana, no Programa Olhar Espacial, estudantes ligados a projetos astronômicos de todo o Brasil escolhem duas imagens que se destacaram na semana que passou. Esta semana, as imagens escolhidas foram obtidas e tratadas pelos próprios estudantes do Instituto Federal da Paraíba, e um projeto de ciência cidadã do MCTI em parceria com o Observatório Las Cumbres. Confiram:









Galáxia de Bode

[ Créditos: Arthur Ribeiro, Guilherme Maia, Rodrigo Ernesto, Allysson Macário / Las Cumbres Observatory ]

A primeira imagem é um registro fantástico da galáxia M81, também conhecida como a Galáxia de Bode (lê-se Bôu-dé), uma referência ao seu descobridor, o alemão Johann Elert Bode. É uma galáxia espiral localizada a cerca de 12 milhões de anos-luz de distância na direção da constelação de Ursa Maior. Possui aproximadamente 36 mil anos-luz de diâmetro, o que é cerca de um terço do tamanho da Via-Láctea, a nossa própria Galáxia. Mesmo com a enorme distância que nos separa da M81, a galáxia pode ser observada facilmente através de telescópios e binóculos. 

Galáxia do Olho Negro

[ Créditos: Arthur Ribeiro, Guilherme Maia, Rodrigo Ernesto, Allysson Macário / Las Cumbres Observatory ]

Já a segunda imagem enviada mostra a exótica galáxia do Olho Negro, ou M64, que também é uma galáxia espiral e localizada a aproximadamente 17 milhões de anos-luz de distância na direção da constelação da Cabeleira de Berenice (sim, existe uma constelação com esse nome). Ela é conhecida como Galáxia do Olho Negro devido a uma imensa nuvem de poeira cercando seu núcleo. Mas a sua mais estranha característica é o movimento peculiar de seus braços. Enquanto os braços externos movem-se em uma direção, a parte interna move-se na direção contrária, algo que leva os cientistas a imaginar que M81 seja o resultado da colisão entre duas galáxias.

Quem escolheu

As imagens desta semana foram captadas e tratadas pelos estudantes Arthur Ribeiro, Guilherme Maia e Rodrigo Ernesto e pelo professor Allysson Macário que coordena o grupo do Instituto Federal da Paraíba que participou do Projeto Imagens do Céu Profundo – LCO, que é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) que integra o Brasil ao projeto global 100 horas para 100 escolas, disponibilizando tempo de utilização de telescópios robóticos da rede Las Cumbres Observatory (LCO) a estudantes, professores e cientistas cidadãos no Brasil. Aos participantes é proporcionada a oportunidade de selecionar alvos e realizar observações astronômicas de maneira remota, com telescópios distribuídos por 6 diferentes sítios ao redor do globo em uma experiência muito semelhante à que os astrônomos profissionais têm ao operar esses observatórios.

[ Arthur Ribeiro, Allysson Macário, Rodrigo Ernesto e Guilherme Maia recebendo os certificados de participação do Programa LCO – Créditos: Allysson Macário / IFPB ]

O post Galáxias fotografadas por estudantes nas Imagens Astronômicas da Semana apareceu primeiro em Olhar Digital.