Governo entra no STF contra desoneração para municípios aprovada pelo Congresso

Ação pede o reconhecimento de inconstitucionalidade de dispositivo que reduziu a alíquota de contribuição patronal paga por municípios ao INSS The post Governo entra no STF contra desoneração para municípios aprovada pelo Congresso appeared first on InfoMoney.

Governo entra no STF contra desoneração para municípios aprovada pelo Congresso












" data-medium-file="https://www.infomoney.com.br/wp-content/uploads/2023/03/ja_5655.jpg?fit=300%2C225&quality=70&strip=all" data-large-file="https://www.infomoney.com.br/wp-content/uploads/2023/03/ja_5655.jpg?fit=1024%2C768&quality=70&strip=all">

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ingressou, nesta quarta-feira (24), com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) para suspender os efeitos de lei (Lei nº 14.784/2023) que reduziu a alíquota de contribuição patronal paga por municípios ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), aprovada pelo Congresso Nacional no ano passado.

A referida legislação baixou de 20% para 8% a alíquota cobrada de contribuição patronal ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) sobre a folha de pagamentos de municípios enquadrados em coeficientes abaixo de 4,0 da tabela de faixas de habitantes observada na distribuição do Fundo de Participação dos dos Municípios (FPM) − o que equivale a um teto de 156.216 habitantes, marca que abrangeria 5.377 municípios, conforme dados do último Censo Demográfico.

O dispositivo é alvo da equipe econômica do governo federal desde o fim do ano passado, quando Lula editou uma medida provisória (MPV 1202/2023) que, entre outras ações, previa a revogação do benefício fiscal concedido pelos parlamentares. Diante das resistências do Poder Legislativo e dos riscos de sofrer uma derrota na tramitação da matéria, o Poder Executivo chegou a recuar e patrocinar um projeto de lei (PL 1027/2024) separado para tratar do assunto e em condições mais brandas.

O novo projeto, apresentado pelos deputados José Guimarães (PT-CE) e Odair Cunha (PT-MG) − líderes do governo e do Partido dos Trabalhadores (PT) na Câmara dos Deputados, respectivamente − prevê uma redução de 20% para 14% na contribuição previdenciária paga por municípios com população de até 50 mil habitantes e que apresentem Receita Corrente Líquida (RCL) per Capita de até R$ 3.895,00 − limitando o alcance a cerca de 2,5 mil prefeituras. A alíquota sobe para 16% em 2025 e 18% em 2026, retornando ao patamar original no ano seguinte.

Pelo texto, municípios com até 50 mil habitantes também poderão consolidar e parcelar seus débitos com a Receita Federal em até 60 meses com redução de 70% de multas e juros, conforme capacidade de pagamento a ser definido por ato do próprio Fisco. Segundo dados fornecidos por representantes dos prefeitos, a dívida dos municípios com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) soma R$ 240 bilhões.

mais informações em instantes

The post Governo entra no STF contra desoneração para municípios aprovada pelo Congresso appeared first on InfoMoney.