Intoxicação em CRIANÇAS

Se você notar alguma dessas alterações no seu filho, considere a possibilidade de intoxicação.

Intoxicação em CRIANÇAS




O que fazer em casos de intoxicação em crianças?









Neste episódio, a pediatra Adriana Pestana fala sobre o que fazer em caso de intoxicação em crianças.

Mesmo que você não veja seu filho brincando perto de uma área de risco ou com produtos suspeitos, desconfie se ele apresentar algum desses sintomas:

  • Alteração repentina de comportamento, como sonolência ou agitação.
  • Lesão, queimadura ou vermelhidão na boca, pele ou lábios.
  • Cheiro característico de produtos na pele, boca, roupa ou ambiente.
  • Vômitos ou salivação excessiva.
  • Dificuldade para respirar.

Se você notar alguma dessas alterações no seu filho, considere a possibilidade de intoxicação. Peça ajuda e faça uma busca pela casa, tentando identificar qualquer produto que ele possa ter ingerido e em qual quantidade. Tire a roupa da criança se estiver contaminada e lave a pele, rosto, olhos e outras áreas do corpo que possam ter entrado em contato com o produto. Não ofereça nenhum tipo de líquido e nunca provoque vômitos.

Busque orientação entrando em contato com o Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox) da sua região pelo telefone 0800 722 6001, ou procure no rótulo, bula ou embalagem do produto qual o telefone indicado em caso de intoxicação. Profissionais especializados irão orientar o que fazer nessa situação.

Em caso de dúvida, procure o pronto-socorro mais próximo e, se possível, leve as informações dos produtos. Casos graves podem apresentar desmaios e crises convulsivas; em situações assim, vá imediatamente ao serviço de emergência.

Evite acidentes mantendo produtos de limpeza, higiene e medicamentos fora do alcance de crianças, guardando-os nas prateleiras mais altas e, sempre que possível, com as portas trancadas.