Mais equilibrada, Nutrien vê melhora na área de insumos agrícolas no segundo semestre
Múlti canadense integra ativos que adquiriu em 2022 no Brasil e vê acomodação de preços e normalização de margens The post Mais equilibrada, Nutrien vê melhora na área de insumos agrícolas no segundo semestre appeared first on InfoMoney.


Como todas as empresas que atuam no varejo de insumos agrícolas no Brasil – e no mundo -, a canadense Nutrien, uma das líderes do segmento, sofreu em 2023 com a guinada marcada por fortes quedas de preços de fertilizantes e defensivos, que haviam disparado com a pandemia e a invasão russa na Ucrânia. Mas a empresa avançou com a integração dos ativos que adquiriu em 2022 e espera colher, em 2024, os frutos de contar com uma operação mais equilibrada no país, sobretudo a partir do segundo semestre.
Nos últimos anos, a multinacional se tornou uma das consolidadoras da área de varejo de insumos no Brasil. Apenas em 2022, investiu cerca de US$ 500 milhões em três aquisições, segundo números divulgados à época, e a mais importante delas foi a da Casa do Adubo. Com as quase 40 lojas da rede, distribuídas por 11 Estados, agregou cerca de R$ 2,5 bilhões ao seu faturamento anual, que alcançou R$ 8 bilhões naquele ano, e diluiu riscos regionais e agrícolas, uma vez que passou a contar com um portfólio maior e uma carteira de clientes mais diversificada, com produtores que investem em uma gama mais ampla de culturas.
Em tempos de queda de preços de grãos como soja e milho, que antes da Casa do Adubo eram o foco de 80% dos negócios nessa frente, a compra se mostrou providencial. “Essa aquisição teve um impacto muito significativo para nós. Hoje atuamos em 13 Estados, crescemos em vendas para pecuária, café, cana e reflorestamento, entre outros segmentos, e ampliamos a participação dos pequenos produtores em nossa carteira. Acessávamos 40% de um mercado potencial calculado em US$ 60 bilhões, e agora acessamos 70%”, afirma Carlos Brito, presidente da Nutrien no Brasil.
O executivo assumiu o cargo há cerca de um ano, e não revela os resultados alcançados pela companhia no Brasil em 2023. Mas diz que foi um ano de revisão de posicionamento estratégico e investimentos em governança e eficiência operacional, incluindo sistemas e processos. “Temos uma empresa mais madura, mais pé no chão. Agora, vamos voltar a ganhar participação de mercado”, diz Brito. Nesse processo, os serviços prestados pela rede de 130 unidades comerciais (lojas e “centros de experiência”) da Nutrien no país são um dos atalhos que geram boas perspectivas.
Entre as novidades oferecidas aos 80 mil clientes da varejista, está o programa Nutrien Recomenda, por meio do qual os técnicos da empresa analisam o solo de uma propriedade e sugerem as soluções adequadas para uma fertilização eficiente. “Temos 900 pessoas no campo. Investimentos em capacitação e ferramentas digitais para que esses profissionais possam ser realmente relevantes para os agricultores”, afirma o executivo.
Segundo ele, todas as medidas que ganharam corpo em 2023 tendem a gerar resultados em 2024. “O ano já começou melhor, com estoques em geral menores no mercado, acomodação dos preços dos insumos e margens em ritmo de normalização. E a tendência é de melhora ainda maior no segundo semestre”, diz Brito
FERTILIZANTES
Além de atuar no varejo de insumos e no segmento de sementes, a Nutrien, grande fabricante de fertilizantes no Canadá, também conta com quatro misturadoras de adubos (fabricantes dos produtos finais usados nas lavouras) no Brasil, localizadas em Cristalina (GO), Morrinhos (GO), Itapetininga (SP) e Araxá (MG). Em junho, deverá inaugurar mais uma planta do gênero em Minas, em Araxá. No total, a múlti conta com 2,8 mil colaboradores no país. Globalmente, faturou quase US$ 30 bilhões no exercício 2023..
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