Mesmo com impasse de Musk, Starlink quase triplicou operações no Brasil

De acordo com os últimos dados da Anatel, a Starlink conta com 149.615 acessos no Brasil, o que representa 0,3% do mercado brasileiro O post Mesmo com impasse de Musk, Starlink quase triplicou operações no Brasil apareceu primeiro em Olhar Digital.

Mesmo com impasse de Musk, Starlink quase triplicou operações no Brasil




Enquanto Elon Musk usa o X (antigo Twitter) pra disputar um verdadeiro braço de ferro com a justiça brasileira (saiba mais sobre o assunto clicando aqui), outra empresa do bilionário tem conquistado cada vez mais espaço no Brasil. Em apenas um ano e meio, a Starlink quase triplicou de tamanho no país.









Leia mais

Starlink tem aumentado as operações no Brasil (Imagem: Jacques Dayan/Shutterstock)

Crescimento de 260% no país

Segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a companhia tinha 57.605 acessos à banda larga via satélite em território brasileiro no mês de maio de 2023. Na oportunidade, isso representava 0,1% de participação no mercado brasileiro.

Dois meses depois, já contava com 90.763 clientes, deixando para trás a Sky/AT&T, com 64.674 acessos. Já em fevereiro deste ano, o número de clientes da Starlink passou para 149.615, a maior parte em regiões mais afastadas, como a Amazônia e o Centro-Oeste. Isso representa um crescimento de 260% e 0,3% do total de acessos no Brasil.

Com esse desempenho, a empresa de Musk se aproxima da gigante norte-americana Hughes, que opera no país com 180.259 acessos. Lembrando que Claro, Vivo e Oi lideram o mercado na oferta de conexões de internet em banda larga, mas, na grande maioria, o acesso é feito pela rede fixa.

Starlink
A maior parte dos acessos da Starlink está em regiões mais afastadas, como a Amazônia e o Centro-Oeste (Imagem: shutterstock/The Bold Bureau)

Starlink e o Brasil

  • A entrada da Starlink no Brasil aconteceu após aproximação de Musk com o governo Jair Bolsonaro.
  • Num primeiro momento, a empresa disponibilizou conexão via satélite para escolas na Amazônia.
  • A licença de operação foi dada pela Anatel há dois anos e, nos seis meses iniciais, a companhia entrou na lista das 50 maiores na oferta de banda larga.
  • Recentemente, a Starlink publicou um anúncio no antigo Twitter oferecendo descontos de 50% nas assinaturas dos pacotes.
  • A prática vem sendo utilizada para acelerar a expansão do grupo no país.
  • As informações são da Folha de São Paulo.

O post Mesmo com impasse de Musk, Starlink quase triplicou operações no Brasil apareceu primeiro em Olhar Digital.