Metade das Vendas do Mercado Livre na América Latina Ocorre no Brasil
Os pequenos negócios brasileiros têm entrado cada vez mais no mercado digital, contribuindo para a expansão das plataformas de marketplace no país.

Metade das Vendas do Mercado Livre na América Latina Ocorre no Brasil
Dados reforçam o poder do marketplace para garantir oportunidades de faturamento para os pequenos negócios
Por Redação
Os pequenos negócios brasileiros têm entrado cada vez mais no mercado digital, contribuindo para a expansão das plataformas de marketplace no país. Entre os meses de abril e junho deste ano, o Brasil representou pouco mais de 50% das vendas líquidas do Mercado Livre na América Latina. As vendas internas subiram 36% no segundo trimestre de 2024, comparado ao índice de 25% no ano anterior. A expectativa da empresa é que, até o fim do ano, sejam movimentados cerca de R$ 120 bilhões em compras.
O Sebrae e o Mercado Livre são parceiros na capacitação dos empreendedores para o mercado digital por meio do programa “Se Joga no On-line”. Mais de 24 mil pequenos negócios foram capacitados e 8,9 mil deles abriram uma loja virtual na plataforma. No total, mais de R$ 400 milhões já foram gerados em faturamento.
“Essa colaboração tem sido essencial para que pequenos negócios possam expandir seus horizontes, alcançando clientes que, de outra forma, estariam fora do alcance das lojas físicas”, comenta William Almeida, gestor de Mercado Digital do Sebrae.
A plataforma não só oferece uma vitrine ampla e diversificada para os produtos, como também proporciona ferramentas e recursos que facilitam a gestão, o marketing e as vendas on-line. Isso resulta em um impacto significativo na competitividade e na sustentabilidade desses negócios.
Em abril deste ano, a multinacional apresentou planos para o país, incluindo um investimento de R$ 23 milhões para a criação de três novos centros de distribuição em Brasília, Pernambuco e Porto Alegre, além da contratação de mais de 6,5 mil profissionais.
“Esse investimento é crucial para fomentar um ecossistema de negócios mais dinâmico e inovador, onde pequenos empreendedores têm a oportunidade de crescer e prosperar”, explica William Almeida. Ele destaca que os pequenos negócios que se digitalizam e utilizam marketplaces como o Mercado Livre têm um aumento médio de 30% nas vendas no primeiro ano de operação on-line. “Esse crescimento não apenas fortalece a economia local, mas também gera empregos e promove o desenvolvimento regional”, avalia.
O gestor de Mercado Digital do Sebrae afirma que, em breve, uma nova parceria será lançada com o Mercado Livre, com o objetivo de proporcionar uma jornada de capacitação que auxilie os pequenos negócios no ingresso à plataforma.
SEBRAE