MINAS ( 20,87 milhões de hab.) pode sair ganhando na parceria com Argentina (45,85 milhões de hab.)
A Câmara de Comércio e Indústria Argentina - Minas Gerais (CCIAMG) promoveu na tarde de sexta-feira (19/05), na sede da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), um encontro da Argentina com Minas Gerais, para discutir a relação comercial atual e suas perspectivas.

Argentina com 45,81 milhões (2021) e Minas Gerais com 20,87 milhões (2015) reforçam vínculo bilateral em evento
Encontro busca promover o intercâmbio industrial e comercial entre as economias

Fotos: Sebastião Jacinto Júnior
A Câmara de Comércio e Indústria Argentina - Minas Gerais (CCIAMG) promoveu na tarde de sexta-feira (19/05), na sede da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), um encontro da Argentina com Minas Gerais, para discutir a relação comercial atual e suas perspectivas. O objetivo do evento é promover o intercâmbio industrial, comercial e econômico do país com o Estado, incentivando o crescimento e consolidação do vínculo bilateral.
Chamado de “Argentina-Minas Gerais: Relação Comercial Atual e Perspectivas”, o encontro contou com o patrocínio da Action Agenciamento de Cargas, além do apoio institucional do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores - SINDIPEÇAS Regional Minas Gerais, do Consulado Geral da República Argentina e da FIEMG, por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN).
Para o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, a relação de Minas Gerais com a Argentina é muito significativa para ambas as partes e a CCIAMG é uma grande incentivadora. “A Câmara é um importante fórum de discussão, principalmente, para reativar a relação entre as cadeias produtivas entre os países, A FIEMG está aqui para auxiliar e aumentar a integração entre as duas economias, no caso de Minas e da Argentina”, disse o presidente da Federação.
O presidente da CCIAMG, Eduardo Arduh, disse que o objetivo é promover o intercâmbio, não somente na parte industrial e comercial, mas também cultural e turismo. “A ajuda da Câmara, em conjunto com as entidades, pode facilitar alguns caminhos para melhorar a relação bilateral entre os países. Particularmente, hoje, o encontro está focado na indústria automotiva, mas a câmara está disponível para auxiliar em qualquer ramo industrial”, comenta Arduh.
O vice-presidente da FIEMG e diretor do SINDIPEÇAS-MG, Fábio Sacioto, ressaltou que o Brasil já foi o maior parceiro de importação da Argentina, mas no caso da exportação, ainda tem esse posto. “Nós temos um grande mercado para aumentar as importações e fazer esse intercâmbio, porque possuímos uma cultura muito parecida, e esse é o nosso objetivo, fomentar essa relação internacional”, completou o diretor do sindicato que também foi anfitrião do encontro.
Argentina-Minas Gerais: Relação Comercial Atual e Perspectivas
Abrindo os painéis, o diretor de promoção de exportações da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Marcello Faria, apresentou um “panorama das relações comerciais entre Minas Gerais e Argentina”. George Ferreira, diretor de compras do Iveco Group para a América Latina, apresentou o tema “Desafios e Oportunidades Brasil Argentina”. E, para falar sobre o “mercado bilateral entre a Argentina e o Brasil” foi designado o cônsul da Argentina em Minas Gerais, Santiago Muñoz.
Os convidados puderam fazer perguntas para os representantes e esclarecer sobre o relacionamento entre as economias, além de debater sobre os caminhos tomados pelos governos dos dois países, sobre as perspectivas para o futuro da indústria e da economia nesta relação.
Após os debates, os convidados puderam degustar as comidas típicas da Argentina, além de ter um momento de networking.
Clique aqui para ver as fotos do encontro.
Ana Paula Motta
Imprensa FIEMG