Minas Gerais lança linha de cuidado para tratar sobrepeso e obesidade no SUS
Minas lança linha de cuidado para tratar sobrepeso e obesidade com foco humanizado e multiprofissional. Profissionais serão qualificados a partir de junho.

???? Minas Gerais lança linha de cuidado para o tratamento do sobrepeso e obesidade
Em alusão ao Dia Mundial da Saúde, celebrado nesta segunda-feira (7/4), o Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), anunciou uma importante iniciativa: o lançamento da Linha de Cuidado à Pessoa Adulta com Sobrepeso e Obesidade.
A proposta é qualificar o atendimento na Atenção Primária à Saúde (APS) em todos os municípios mineiros, promovendo acolhimento humanizado e tratamento contínuo para os usuários com excesso de peso.
???? Objetivos da nova linha de cuidado:
-
Estruturar o itinerário de assistência na Rede de Atenção à Saúde
-
Integrar ações de promoção da saúde, prevenção, vigilância alimentar e nutricional
-
Oferecer acompanhamento multiprofissional e longitudinal
-
Encaminhar para cirurgia bariátrica, quando necessário, com base em critérios técnicos
-
Reduzir o estigma e a culpabilização das pessoas com obesidade
???? Qualificação dos profissionais começa em junho
Segundo Nathália Ribeiro, referência técnica da Coordenação de Promoção da Alimentação Adequada e Saudável e Atividade Física da SES-MG, em junho será realizado um seminário estadual para marcar oficialmente o lançamento da linha de cuidado. Na sequência, terá início a capacitação dos profissionais de saúde dos três níveis de atenção, bem como dos gestores municipais.
“O paciente com obesidade costuma ter apenas as comorbidades tratadas, como diabetes e hipertensão, enquanto o excesso de peso, que é a base desses problemas, muitas vezes é negligenciado. Queremos mudar essa realidade com um olhar integral e qualificado”, afirma Nathália.
???? Obesidade: um problema de saúde pública crescente
A obesidade é uma doença crônica multifatorial, que atinge todas as faixas etárias e está associada a diversas complicações, como:
-
Doenças cardiovasculares e metabólicas
-
Hipertensão arterial e diabetes mellitus
-
Doenças hepáticas, renais e articulares
-
Alguns tipos de câncer
-
Agravamento de infecções como a covid-19
Além de impactar diretamente na qualidade de vida, o excesso de peso compromete a expectativa de vida e representa um fator de sobrecarga ao sistema de saúde.
Dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan) mostram que a obesidade cresceu 72% em Minas Gerais entre 2010 e 2023, enquanto o número de pessoas com excesso de peso aumentou 40% no mesmo período. Em 2024, 66,05% dos adultos mineiros apresentam excesso de peso, sendo que 32,23% estão obesos.
????⚕️ Acompanhamento integral e uso de tecnologia
A linha de cuidado prevê a utilização do Modelo de Atenção às Condições Crônicas (MACC), ferramenta que ajuda a antecipar necessidades e organizar o atendimento. A abordagem será individual, familiar e coletiva, com atenção a aspectos emocionais, sociais e físicos.
O atendimento se iniciará com a avaliação antropométrica, usando o Índice de Massa Corporal (IMC), e seguirá protocolos definidos para encaminhamento ambulatorial, hospitalar ou especializado, conforme o grau de risco.
“Não podemos tratar a obesidade com julgamentos. O cuidado precisa ser contínuo, empático e baseado em evidências. É isso que a linha de cuidado propõe”, conclui Nathália Ribeiro.