Ministério das Cidades anuncia subsídio para moradias em pequenos municípios

Segundo o ministro Jader Filho, convênio é destinado às prefeituras de cidades com menos de 50 mil habitantes para a contratação direta de unidades habitacionais The post Ministério das Cidades anuncia subsídio para moradias em pequenos municípios appeared first on InfoMoney.

Ministério das Cidades anuncia subsídio para moradias em pequenos municípios












" data-image-caption="

Unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida (Foto: Ricardo Stuckert/Agência Brasil) " data-medium-file="https://www.infomoney.com.br/wp-content/uploads/2024/05/53711994223_9600462f2a_o.webp?fit=300%2C225&quality=70&strip=all" data-large-file="https://www.infomoney.com.br/wp-content/uploads/2024/05/53711994223_9600462f2a_o.webp?fit=1024%2C768&quality=70&strip=all">

O ministro das Cidades, Jader Filho, anunciou nesta quinta-feira (23), na 25ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, o lançamento de convênios com as prefeituras de cidades com menos de 50 mil habitantes para a contratação direta de unidades habitacionais.

Segundo a Agência Brasil, a nova modalidade será viabilizada com recursos do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS).

A medida é adicional ao Minha Casa, Minha Vida, exclusiva para municípios pequenos, que possibilitará a execução das obras pelas prefeituras, por meio de convênio com o governo federal.

“Prefeitos e prefeitas preparem seus projetos, verifiquem as suas documentações, mobilizem os seus secretários de Habitação, de Assistência Social, para que assim que abrirmos a seleção vocês apresentem as suas propostas”, reforçou.

Balanço do Minha Casa, Minha Vida

O ministro aproveitou para fazer um balanço da retomada do programa Minha Casa, Minha Vida desde 2023. Segundo Jader Filho, ao longo de 1 ano e 5 meses o programa habitacional selecionou mais 302 mil moradias para financiamento com taxas reduzidas ou subsídios, das quais 14 mil serão destinadas a atender famílias quilombolas e 6 mil para populações indígenas.

O ministro destacou que essas contratações foram responsáveis por garantir mais de 3 milhões de empregos diretos e indiretos nas cidades. E em setembro, segundo o ministro, o governo espera alcançar a marca de 1 milhão de unidades habitacionais contratadas, e ultrapassar 2 milhões de moradias nas linhas de financiamento e subsidiadas até 2026.

Além dos números do Minha Casa, Minha Vida, o ministro também fez um balanço sobre outras iniciativas nas cidades, como investimentos nas redes de águas pluviais, renovação de frotas públicas, urbanização de periferias, regularização fundiárias, contenção de encostas e abastecimento de água em área rural.

The post Ministério das Cidades anuncia subsídio para moradias em pequenos municípios appeared first on InfoMoney.