Novas espécies de aparência bizarra são descobertas no fundo do mar

As novas espécies foram encontradas durante expedições científicas em profundidades entre 1.340 e 3.806 metros no Mar do Sul da China O post Novas espécies de aparência bizarra são descobertas no fundo do mar apareceu primeiro em Olhar Digital.

Novas espécies de aparência bizarra são descobertas no fundo do mar




Ainda sabemos muito pouco sobre o que existe no fundo dos oceanos e as descobertas normalmente revelam seres de aparência estranha. Esse é exatamente o caso da identificação de três novas espécies de pepinos-do-mar. Os animais foram localizados no Mar do Sul da China.









Leia mais

Novas espécies de pepinos-do-mar

As descobertas são resultado de cinco expedições científicas realizadas entre 2018 e 2023 utilizando um veículo submersível tripulado. Os pesquisadores chegaram a profundidades entre 1.340 e 3.806 metros, onde cuidadosamente recolheram espécimes de criaturas brancas, amarelas e laranjas de aparência estranha.

Após um trabalho de análise, inclusive de DNA, a equipe concluiu que essas são novas espécies de pepinos-do-mar. Elas foram nomeadas Oneirophanta idsseicaO. brunneannulata e O. lucerna.

Com as descobertas mais recentes, o número de tipos de pepinos-do-mar catalogados subiu para seis. Mas a equipe acredita que podem haver ainda mais animais não conhecidos na Zona do Pacífico e que, por isso, mais pesquisas são necessárias para explorar a diversidade e a distribuição deles.

Pesquisadores encontraram as novas espécies no Mar do Sul da China (Imagem: Yunlu Xiao e Haibin Zhang, ZooKeys 2024 (CC BY 4.0)

Número de tentáculos é o diferencial entre os animais

  • Segundo os pesquisadores, os animais têm em comum a presença de tentáculos.
  • Estas estruturas podem ser usados para tudo, desde a locomoção até a alimentação, e inclusive para se prender ao substrato no fundo do mar. 
  • A Oneirophanta idsseica tem entre 40 e 50 pares de tentáculos, enquanto O. brunneannulata tem 37 pares e O. lucerna de 11 a 14 pares em cada lado do corpo.
  • O estudo foi publicado no ZooKeys.
  • As informações são do IFLScience.

O post Novas espécies de aparência bizarra são descobertas no fundo do mar apareceu primeiro em Olhar Digital.