Número de voos na Base Aérea de Canoas (RS) irá dobrar para 10 por dia
O terminal iniciou sua operação comercial de passageiros na última segunda-feira (27) The post Número de voos na Base Aérea de Canoas (RS) irá dobrar para 10 por dia appeared first on InfoMoney.

Primeiro voo comercial na Base Aérea de Canoas. (Foto: Divulgação/Latam) " data-medium-file="https://www.infomoney.com.br/wp-content/uploads/2024/05/Latam-Porto-Alegre.jpeg?fit=300%2C225&quality=70&strip=all" data-large-file="https://www.infomoney.com.br/wp-content/uploads/2024/05/Latam-Porto-Alegre.jpeg?fit=768%2C576&quality=70&strip=all">
Em visita realizada ao Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (29), o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciou a ampliação da malha aérea emergencial criada para atender a demanda de passageiros que procuram voos para Porto Alegre e a região metropolitana da capital gaúcha, em razão do fechamento do aeroporto Salgado Filho após as enchentes que afetaram o estado neste mês.
A partir do dia 10 de junho, a Base Aérea de Canoas terá sua operação dobrada, de 35 para 70 frequências semanais, o equivalente a 10 voos a mais por dia. Órgãos do governo federal e empresas aéreas também vão fazer um estudo para viabilizar a operação de voos à noite.
A Base Aérea de Canoas é um dos sete aeródromos do Rio Grande do Sul que tiveram sua capacidade de voos ampliada para atender o estado, após a situação de calamidade desencadeada pelas enchentes. O terminal iniciou sua operação comercial de passageiros na segunda-feira (27).
“Essa é a segunda etapa da operação. A gente espera que nas próximas semanas possa seguir ampliando os voos”, disse o ministro. “Paralelamente, a gente também está fortalecendo a malha aérea regional, onde os seis aeroportos no estado estão recebendo cada vez mais voos”.
Salgado Filho
O ministro de Portos e Aeroportos também fez uma visita técnica ao aeroporto Salgado Filho, fechado por tempo indeterminado no início deste mês. “Vamos iniciar, a partir de hoje, uma série de visitas a esse aeroporto. De imediato, foi possível observar que a parte das esteiras foi totalmente afetada por conta da água”, disse Costa.
De acordo com o ministro, a avaliação técnica só foi possível graças ao escoamento das águas. Uma avaliação mais detalhada na pista de pouso e decolagem, bem como das vias de acesso ao aeroporto, será realizada nos próximos dias.
“Com a baixa da água, será possível verificar se houve dano à situação do asfalto e do concreto, para a gente preservar a segurança das operações. Todo nosso esforço é para que a água baixe e a Fraport possa fazer, ao lado da ANAC, um diagnóstico da situação atual do aeroporto”, disse o ministro.
No final da missão, os técnicos do governo federal estiveram no Terminal PakShopping Canoas, estrutura operacional administrada pela Fraport para realização de embarque e desembarque de passageiros da Base Aérea. Na avaliação do ministro, embora improvisado e temporário, o espaço consegue atender de forma satisfatória às necessidades dos passageiros.
The post Número de voos na Base Aérea de Canoas (RS) irá dobrar para 10 por dia appeared first on InfoMoney.