O que é a caixa-preta do avião e o que ela registra?
Caixa-preta de um avião é a responsável por gravar a conversa dos pilotos, som do motor e os dados do voo; saiba mais O post O que é a caixa-preta do avião e o que ela registra? apareceu primeiro em Olhar Digital.

Se você já assistiu ou leu uma reportagem sobre desastre aéreo, então, com certeza, sabe que as autoridades sempre procuram por um item chamado de “caixa-preta”. Esse dispositivo é considerado uma peça-chave para que investigadores possam descobrir o motivo por trás da queda de uma aeronave.
Mas quem inventou a caixa-preta e o que ela registra? Como ela resiste a queda e explosão de um avião? Respondemos essas e outras perguntas nos parágrafos a seguir. Confira abaixo.
O que é a caixa-preta de um avião e por que ela tem esse nome?
A caixa-preta é um dispositivo compacto e muito resistente que foi inventado em 1953 pelo cientista australiano David Warren. Apesar do nome, o exterior da caixa não apresenta a cor preta, mas um tom quente de laranja: essa cor é fundamental para que as autoridades encontrem o objeto mais facilmente.

Estima-se que o motivo deste nome seja porque o preto traz um sentimento familiar de mistério e já que não se sabe o que está registrado em uma caixa-preta até analisar os dados, então o nome “caixa-preta” pareceu apropriado.
O dispositivo foi desenvolvido para registrar diferentes tipos de informações sobre o voo, por isso é tão importante encontrá-lo após um acidente aéreo: porque seu interior pode conter o motivo da queda ou explosão de um avião. Logo, para suportar condições extremas, a caixa-preta é construída com metais altamente resistentes (como aço e titânio) para conter impactos violentos, temperaturas altíssimas e até tolerar a pressão da água sob profundidades que ultrapassam de 4 a 6 mil metros.
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Quais informações são registradas na caixa-preta de um avião?
De forma geral, há dois tipos de caixas-pretas. A primeira é chamada de Flight Data Recorder e hospeda inúmeros dados técnicos da aeronave, como altitude, velocidade, pressão, etc. Já a segunda é conhecida como Cockpit Voice Recorder, utilizada para gravar os sons emitidos ao redor, a conversa dos pilotos, e toda e qualquer comunicação com as torres de controle. Ainda, há algumas que apresentam ambas as funcionalidades em único dispositivo.
O correto é que uma aeronave possua ambos os tipos de caixa-preta. E no caso de aviões de grande porte, é essencial ter mais de duas: tanto para o caso de uma ser danificada, quanto para aumentar as chances de as autoridades encontrarem-nas.

Independentemente do tipo de caixa utilizada, todas possuem uma fonte única de energia que as permitem funcionar sem uma alimentação elétrica direta da aeronave. Em casos de acidente, o dispositivo é encontrado graças a um localizador, capaz de emitir sinais por 30 dias seguidos.
Devido a sua extrema importância, todas as aeronaves corretamente homologadas são obrigadas a ter uma caixa-preta em seu interior. Esse decreto serve para todo tipo de voo comercial e está presente em todos os países.
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