Olhar Espacial recebe brasileira que propõe técnica maia para cultivar tomates em Marte
O Programa Olhar Espacial desta sexta-feira (10) recebe a astrobióloga brasileira que conduziu experimento para futuro plantio de tomate em Marte O post Olhar Espacial recebe brasileira que propõe técnica maia para cultivar tomates em Marte apareceu primeiro em Olhar Digital.

Conforme noticiado pelo Olhar Digital, cientistas da Universidade de Wageningen, nos Países Baixos, liderados pela astrobióloga brasileira Rebeca Gonçalves, aproveitaram a técnica maia de consorciação para impulsionar os rendimentos das culturas em solo marciano simulado. O objetivo é pavimentar o caminho para uma possível colonização de Marte.
Utilizando três culturas (tomates-cereja, ervilhas e cenouras) em vasinhos plantados em três tipos de solo – solo terrestre comum, areia comum e uma simulação de regolito marciano – os pesquisadores observaram resultados promissores.
Ao contrário do monocultivo tradicional, por meio do qual uma única cultura domina, a consorciação mostrou benefícios notáveis para os tomates. Esses tomates consorciados renderam o dobro da produção em comparação com seus equivalentes monocultivados, com frutas maiores, maturação mais precoce e caules mais grossos.
Para saber mais detalhes sobre o experimento e como essa pesquisa pode ajudar em futuras missões de colonização de Marte, não perca o Programa Olhar Espacial desta sexta-feira (10).
A convidada desta noite é ela mesma: Rebeca Gonçalves. A astrobióloga e especialista em agricultura espacial é graduada em Biologia pela Universidade de Bristol, na Inglaterra, com mestrado em Astrobiologia pela Universidade de Wageningen, na Holanda, reconhecida como a melhor instituição em estudos agrícolas do mundo.
Ela trabalhou na Agência Espacial Europeia (ESA), no setor de comunicação para missões espaciais comerciais a bordo da Estação Espacial Internacional. Lá, organizou um programa extensivo de estudos espaciais em parceria com a Universidade Internacional do Espaço e a NASA. Participou como palestrante do NASA Space Apps Challenge no Brasil.
Rebeca é divulgadora científica por meio de sua conta no Instagram, com mais de 11 mil seguidores, e dá palestras sobre ciência espacial para jovens de todo o Brasil, especialmente em escolas públicas.
Leia mais:
- É possível respirar o ar de Marte?
- Quais serão os primeiros animais a viver em Marte?
- O que vulcões de Marte podem dizer sobre o passado da Terra
Como assistir ao Programa Olhar Espacial
Apresentado por Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia – APA; membro da SAB – Sociedade Astronômica Brasileira; diretor técnico da Rede Brasileira de Observação de Meteoros – BRAMON e coordenador nacional do Asteroid Day Brasil, o programa é transmitido ao vivo, todas às sextas-feiras, às 21h (horário de Brasília), pelos canais oficiais do veículo no YouTube, Facebook, Instagram, Twitter (X), LinkedIn e TikTok, além do canal por assinatura Markket (611-Vivo, 56 -Sky e 692-ClaroTV).
O post Olhar Espacial recebe brasileira que propõe técnica maia para cultivar tomates em Marte apareceu primeiro em Olhar Digital.