OpenAI pode anunciar rival de busca do Google na segunda (13)

Data não foi confirmada pela startup, podendo sofrer alterações O post OpenAI pode anunciar rival de busca do Google na segunda (13) apareceu primeiro em Olhar Digital.

OpenAI pode anunciar rival de busca do Google na segunda (13)




De acordo com informações da Reuters, a OpenAI pode estar se preparando para anunciar, na segunda-feira (13), um novo produto de busca baseado em inteligência artificial (IA) que virá como forte concorrente do Google. Embora a startup dona do ChatGPT não tenha confirmado o lançamento, rumores apontam que a possível data é estratégica, visto que o I/O do Google 2024, conferência anual que deve trazer novidades da big tech, ocorre na terça-feira (14). 









Para quem tem pressa: 

  • O rumor sobre um novo produto da OpenAI para competir com o Google remonta à semana passada; 
  • Tudo começou com um usuário do Reddit que percebeu a criação de certificados SSL para o domínio search.chatgpt.com; 
  • Também foi encontrado um tweet de um apresentador de podcast de IA lendo o nome do possível site de pesquisa; 
  • Outra razão que aumenta essas especulações é que o subdomínio do ChatGPT mencionado acima exibe uma mensagem enigmática de “Não encontrado”, ao invés de vez de gerar o comum erro 404 para uma página não existente; 
  • Não há detalhes sobre o suposto lançamento, e nenhuma confirmação oficial da OpenAI. Questionada pela Reuters, a empresa se recusou a comentar. 

Leia mais! 

A expectativa é que o produto de busca da OpenAI seja uma extensão de seu carro-chefe, o ChatGPT. Ele permitirá que o bot extraia informações diretas da internet e inclua citações, conforme relatado inicialmente pela Bloomberg. 

Embora o ChatGPT ainda tenha dificuldades em fornecer informações precisas, analistas apontam que usuários de todo o mundo já o consideram uma alternativa para coletar informações on-line, e com linguagem natural, facilitando a compreensão. 

Um buscador da OpenAI usando a tecnologia de IA do ChatGPT também parece ser benéfico à Microsoft, uma vez que a empresa, maior investidora e parceira da OpenAI, até agora não conseguiu desafiar significativamente o domínio de pesquisa do Google através do seu buscador próprio, o Bing.  

Pressionada a expandir sua base de usuários, uma análise da Similarweb mostrou que as medidas e atualizações que a OpenAI vem implementando impulsiona a companhia, que já está conseguindo retornar ao pico de tráfego mundial de maio de 2023. 

O post OpenAI pode anunciar rival de busca do Google na segunda (13) apareceu primeiro em Olhar Digital.