Petrobras (PETR3;PETR4): ações têm queda forte na B3 após saída de Prates

Mudança repentina na gestão adiciona significativa incerteza ao caso de investimento da estatal e consequentemente aumenta seu risco The post Petrobras (PETR3;PETR4): ações têm queda forte na B3 após saída de Prates appeared first on InfoMoney.

Petrobras (PETR3;PETR4): ações têm queda forte na B3 após saída de Prates




Sede da Petrobras








" data-medium-file="https://www.infomoney.com.br/wp-content/uploads/2023/01/foto-sede-Petrobras.jpg?fit=300%2C200&quality=70&strip=all" data-large-file="https://www.infomoney.com.br/wp-content/uploads/2023/01/foto-sede-Petrobras.jpg?fit=1124%2C751&quality=70&strip=all">

As ações da Petrobras (PETR3;PETR4) registram um dia de forte queda na Bolsa, já antecipada pelo movimento dos ADRs (recibo de ações negociados na Bolsa de Nova York) após a repentina saída de Jean Paul Prates da presidência da estatal e a indicação da ex-ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis) Magda Chambriard. A mudança em si não foi tão surpreendente, mas o momento da saída de Prates pegou os investidores de surpresa e levantou novamente os riscos de governança da estatal. Assim, após a mudança, após cerca de dez minutos em leilão, os papéis PN tinham desvalorização de 7,24%, a R$ 37,91, às 10h10 (horário de Brasília). As ações ON ainda estavam em leilão.

A XP aponta que a mudança repentina na gestão adiciona significativa incerteza ao caso de investimento da estatal e consequentemente aumenta seu risco.

Baixe uma lista de 11 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de crescimento para os próximos meses e anos

Os analistas da casa lembram que vários veículos de comunicação noticiaram que o descontentamento político com a relativa independência da Petrobras do governo foi uma das principais motivações por trás da mudança de CEO.

“Este contexto provavelmente levantará preocupações dos investidores minoritários sobre o possível risco de interferência do acionista majoritário (ou seja, o Governo) na gestão da empresa”, avalia a equipe de análise.

Os investidores estão particularmente preocupados com conflitos de interesse em temas como distribuição de dividendos, política de preços, planos de investimento, passivos fiscais contingentes e outros, citam os analistas.

“Embora não esperemos mudanças significativas nos dividendos e planos de capex a curto prazo, reconhecemos que a incerteza aumenta consideravelmente a percepção de risco”, apontaram em relatório antes da abertura do mercado, já prevendo assim reação negativa na sessão de negociação.

The post Petrobras (PETR3;PETR4): ações têm queda forte na B3 após saída de Prates appeared first on InfoMoney.