Prefeitura de Nova Resende NEGA transporte para as crianças de Projeto de INCLUSÃO SOCIAL

“Fico me perguntando QUEM TRABALHA PRA QUEM? E qual é o retorno que se espera, QUAL O GANHO de não apoiar um Projeto de INCLUSÂO SOCIAL aprovado pelos Governos Estadual, Federal e pelos pais que não pagam nada pelo beneficio e presenciam suas CRIANÇAS FELIZES, aprendendo, tendo educação esportiva e a oportunidade de exercitar suas potencialidades, descobrir e aprimorar seus talentos no esporte”, Marcelo Luís – Presidente e Gestor do CT da ACEL.





   O Centro de Treinamento Esportivo da ACEL (Associação Comunitária Esporte Clube Lavapés), situado na R. Manoel Custódio - 1131, B. Lavapés, município de Nova Resende, que iniciou os novos trabalhos sociais em julho de 2022 está atendendo cerca de 140 atletas beneficiados, e tem capacidade para atender até 300 pessoas entre crianças, adolescentes e adultos.
  O Projeto visa a educação esportiva de seus assistidos, sobretudo dos menores de idade, e tem caráter 100% de INCLUSÃO SOCIAL, pois é gratuito para a comunidade.










DEMANDAS para auxiliar o CT da ACEL

  Precisamos, de ao menos, um serviço de VAN particular de segunda a sextas-feiras, para deixar crianças e adolescentes às 18h30 no Campo do Lavapés e Buscá-las às 21h20. De terça e quinta os horários mudam um pouco. A Linha seria do Lot. Pres. Lula - Vila Dorinto Morato - Lavapés.  Diversos pais e responsáveis tem procurado a direção da instituição sócio-esportiva para inscrever suas crianças no CT da ACEL, mas esbarram no problema do transporte para ir e retornar aos bairros afastados dentro da área urbana da cidade.
   “O Poder Público dispõe de um ônibus circular na cidade, mas não conseguimos retorno de qualquer funcionário público da Prefeitura de Nova Resende sobre auxiliar nosso Projeto SOCIAL que é um benefício, uma oportunidade, para os filhos dos moradores da VILA. Contatamos o Vereador local Odair Lobo, e o mesmo diz que nem ele é recebido para tratar do assunto. Encaminhamos ofício direto ao gabinete do Prefeito há dias, e nada. Alias, nenhum dos ofícios ao longo dos últimos anos é sequer respondido. Precisamos de cascalho. Temos que ter sorte para encontrar alguém no hall da Pref.NR ou nas ruas”, conta a Direção da ACEL.
   Além de abrigar esse Projeto de INCLUSÃO SOCIAL, a ACEL disponibiliza o campo para a E. M. e Creche São João e a APAE local, de segunda a sexta-feiras das 8h às 17h. Ambas tem as chaves. esse benefício existe há anos!

  “Fico me perguntando QUEM TRABALHA PRA QUEM? E qual é o retorno que se espera, QUAL O GANHO de não apoiar um Projeto de INCLUSÂO SOCIAL aprovado pelos Governos Estadual, Federal e pelos pais que não pagam nada pelo beneficio e  presenciam suas CRIANÇAS FELIZES, aprendendo, tendo educação esportiva e a oportunidade de exercitar suas potencialidades, descobrir e aprimorar seus talentos no esporte”, Marcelo Luís – Presidente e Gestor do CT da ACEL.  

HISTÓRIA do Projeto SOCIAL da ACEL:

   O CT da ACEL (Centro de Treinamento Esportivo da Associação Comunitária Esporte Clube Lavapés), de Nova Resende, Suldoeste de Minas Gerais, situado à Rua Manoel Custódio, 1131 – Bairro Lavapés, município mineiro de Nova Resende, é um Projeto Social sem fins lucrativos em funcionamento desde julho de 2022. Os treinos acontecem de segunda a sextas-feiras, a partir das 19h, no campo da instituição esportiva, uma OSC (Organização da Sociedade Civil) que ao longo dos anos sempre foi atuante na comunidade com projetos inovadores, como Rua de LAZER do SESC, treinos sem custo para crianças e adolescentes, torneios em várias categorias, etc.

   O custeio do CT da ACEL aconteceu graças a apoio do Vereador Odair Lobo de Nova Resende que solicitou uma indicação parlamentar do Deputado Federal Emidinho Madeira. Foi então que a ACEL conseguiu ter acesso ao Ministério da Cidadania para concorrer a verba de custeio da União. Após meses de muito trabalho, mais de 150 documentos, avaliações e sob os olhares e supervisão de vários técnicos da União, a direção da ACEL conseguiu aprovação de seu projeto sócio/esportivo, criado de forma a realizar uma inclusão social ampla.

    “Para conseguir criar e planejar o CT da ACEL realizamos parcerias, desenvolvemos apoiadores no Brasil e no Exterior, pensando no hoje e no amanhã de todos os participantes, beneficiados, do Projeto. Colhemos informações, e estudamos as adaptações necessárias para a realidade local.

   Demos oportunidades a todos os profissionais da área esportiva que conseguimos encontrar e selecionar na cidade e em municípios próximos. Mesclamos com profissionais de grande experiência e êxitos no Brasil e no Exterior (Consultores associados), e a cada dia seguimos vencendo os desafios que a responsabilidade de um Projeto de INCLUSÃO SOCIAL exigem de toda nossa equipe” – Marcelo Luís – Gestor do CT da ACEL.

   Em julho de 2022, o CT da ACEL iniciou os trabalhos direcionados a 300 vagas, para atletas beneficiados de 6 anos a melhor idade. Hoje o beneficiado mais novo tem 5 anos, após aprovação dos pais e equipe do projeto, até 74 anos. Inscrição, exames médicos, avaliações, aplicação de educação esportiva, profissionais capacitados, avaliados e supervisionado semanalmente, tudo desenvolvido de acordo com o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e as entidades de classe esportivas, exigências que toda OSC precisa seguir para realmente projetar um futuro para seus assistidos.