Previsão de Tempo em Minas Gerais – Domingo, 12 de janeiro de 2025
A instabilidade atmosférica segue intensa em Minas Gerais, com previsão de chuvas em todas as regiões do estado. O destaque vai para tempestades severas previstas no Sul de Minas, Campo das Vertentes, Zona da Mata, Vale do Rio Doce e Vale do Mucuri. Essas tempestades, caracterizadas por granizo, vendavais e chuvas torrenciais, apresentam maior potencial a partir da tarde.
Nas demais regiões, como Triângulo Mineiro, Norte de Minas e Metropolitana de Belo Horizonte, há possibilidade de tempestades isoladas. A temperatura máxima no estado deve atingir os 34°C no Triângulo, enquanto a umidade relativa do ar ficará entre 40% e 50% nas horas mais quentes.
Em Belo Horizonte, o céu permanecerá parcialmente nublado, com previsão de chuvas e tempestades isoladas entre o meio da tarde e início da noite. A temperatura máxima na capital será de 28°C, e a umidade relativa do ar estará em torno de 45% entre 13h e 16h.
Mapa de Severidade e Previsão Detalhada
As áreas com maior potencial de tempestades severas estão no nível 1 de severidade, incluindo municípios como Poços de Caldas, Varginha, São João del-Rei, Juiz de Fora, Ipatinga e Governador Valadares. Nessas regiões, o cisalhamento vertical do vento, combinado com altos índices de instabilidade atmosférica (MUCAPE e MLCAPE), intensifica a ocorrência de granizo e vendavais.
Em regiões como Triângulo, Oeste, Central Mineira e Jequitinhonha, tempestades não severas podem ocorrer, com acumulados de chuva variando entre 20 e 30 mm no Noroeste, Norte de Minas e Vales do Mucuri e Rio Doce.
Avisos Importantes
As condições de tempo severo representam risco para eventos como queda de árvores, alagamentos e danos em áreas urbanas e rurais. Acompanhe as atualizações e fique atento às orientações da Defesa Civil e demais autoridades locais.
Localização aproximada das cidades mencionadas
Barbacena, Belo Horizonte, Curvelo, Diamantina, Divinópolis, Governador Valadares, Juiz de Fora, Montes Claros, Paracatu, Poços de Caldas, Teófilo Otoni e Uberlândia.