Previsão do Tempo para Minas Gerais nesta Quarta-feira, 1º de Janeiro
Tempestades Não Severas: Possíveis em todas as mesorregiões do estado

Previsão do Tempo para Minas Gerais nesta Quarta-feira, 1º de Janeiro
Boletim do Instituto Nacional de Meteorologia – Belo Horizonte
A previsão do tempo para esta quarta-feira (1/1) indica céu predominantemente nublado a encoberto, com possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas isoladas nas regiões do Noroeste, Central Mineira, Metropolitana de Belo Horizonte, Rio Doce, Mucuri e Zona da Mata. Para o Norte e Jequitinhonha, o céu varia de nublado a parcialmente nublado, também com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Nas demais regiões, espera-se céu nublado com ocorrência de chuvas e trovoadas isoladas.
As temperaturas no estado devem oscilar entre a mínima de 13°C e a máxima de 36°C.
Clique aqui para conferir a previsão completa do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Avisos Meteorológicos Importantes
1. Alerta de Tempestades Severas:
o Período: Das 10h do dia 31/12/2024 às 10h do dia 01/01/2025.
o Regiões Atingidas:
§ Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Oeste, Sul/Sudoeste, Campo das Vertentes e Zona da Mata: Possibilidade de chuva intensa (30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia), rajadas de vento superiores a 60 km/h e queda de granizo em áreas isoladas.
§ Noroeste, Central Mineira, Leste, Norte e Metropolitana de Belo Horizonte: Chuvas intensas acompanhadas de ventos fortes (acima de 60 km/h).
2. Previsão de Acumulados Significativos de Chuva:
o Centro/Nordeste de Minas Gerais: Espera-se acumulados de até 80 mm nas próximas 24 horas, com atenção máxima às áreas suscetíveis a alagamentos e enchentes.
Previsão de Tempo Severo
Abaixo, o mapa de Níveis de Severidade detalha as probabilidades e as áreas mais propensas a tempestades severas ao longo do dia. Por definição, tempestades severas são fenômenos com potencial para granizo, vendavais, tornados, raios e chuvas torrenciais.
· Nível 1 (Menor Severidade):
Previsto para áreas das mesorregiões Sul de Minas, Triângulo Mineiro e Oeste.
o Microrregiões afetadas: Alfenas, Araxá, Frutal, Itajubá, Ituiutaba, Passos, Piumhi, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Santa Rita do Sapucaí, São Sebastião do Paraíso, Uberaba e Uberlândia.
o Cenário Meteorológico: A combinação de forte aquecimento e alta umidade resulta em elevados valores de MUCAPE (> 3000 J/kg), favorecendo o desenvolvimento de tempestades isoladas. O cisalhamento vertical fraco será um fator limitante.
· Tempestades Não Severas:
Possíveis em todas as mesorregiões do estado, com destaque para Paracatu, Montes Claros, Diamantina, Teófilo Otoni, Curvelo, Belo Horizonte, Divinópolis, Barbacena, Poços de Caldas e Juiz de Fora.
Observação: A probabilidade indicada no mapa refere-se à chance de ocorrência de eventos severos em um raio de 40 km a partir de um ponto específico.
Cidades de Referência para Localização:
Barbacena, Belo Horizonte, Curvelo, Diamantina, Divinópolis, Governador Valadares, Juiz de Fora, Montes Claros, Paracatu, Poços de Caldas, Teófilo Otoni e Uberlândia.
Atenção: Redobre os cuidados nas regiões com histórico de enchentes e deslizamentos, principalmente em áreas urbanas e de relevo acidentado.
AMP/press - SIMGE/SISEMA - Agência MINAS / Sindijori