Previsão do Tempo para Minas Gerais – Terça-feira, 31 de Dezembro de 2024
tempestades podem incluir granizo, vendavais, tornados, raios e/ou chuvas torrenciais.

Previsão do Tempo para Minas Gerais – Terça-feira, 31 de Dezembro de 2024
Boletim do Instituto Nacional de Meteorologia – Belo Horizonte
A terça-feira (31/12) será marcada por céu predominantemente nublado a encoberto, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas nas regiões do Noroeste, Central Mineira, Metropolitana de Belo Horizonte, Rio Doce, Mucuri e Zona da Mata. Nas demais regiões, o céu também deverá permanecer nublado, com possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas isoladas.
As temperaturas no estado devem variar entre 13°C (mínima) e 35°C (máxima).
Clique aqui para conferir a previsão completa no site do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Avisos Meteorológicos Importantes
Aviso 1: Condições favoráveis à ocorrência de tempestades severas, com chuva acumulada de 30 a 60 mm/h ou de 50 a 100 mm/dia. Há possibilidade de rajadas de vento superiores a 60 km/h e queda de granizo em áreas isoladas do Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Oeste, Sul/Sudoeste, Campo das Vertentes e Zona da Mata. Período de vigência: das 10h do dia 30/12/2024 às 10h do dia 31/12/2024.
Aviso 2: Previsão de chuvas intensas, com os mesmos acumulados mencionados acima, acompanhadas de rajadas de vento em áreas isoladas do Noroeste, Central Mineira, Leste, Norte e Região Metropolitana de Belo Horizonte. Vigência: das 10h do dia 30/12/2024 às 10h do dia 31/12/2024.
Previsão de Tempo Severo
Abaixo está o mapa de níveis de severidade, indicando as áreas com maior potencial para tempestades severas ao longo do dia. Essas tempestades podem incluir granizo, vendavais, tornados, raios e/ou chuvas torrenciais.
Níveis de Severidade
1. Nível 1 (baixo): Abrange áreas do Sul de Minas, Zona da Mata, Vale do Rio Doce, Oeste, Campo das Vertentes e Região Metropolitana. Microrregiões incluídas: Aimorés, Alfenas, Andrelândia, Barbacena, Campo Belo, Caratinga, Cataguases, Conselheiro Lafaiete, Itabira, Itajubá, Juiz de Fora, Lavras, Manhuaçu, Muriaé, Oliveira, Ouro Preto, Poços de Caldas, Ponte Nova, Pouso Alegre, Santa Rita do Sapucaí, São João del Rei, São Lourenço, São Sebastião do Paraíso, Ubá, Varginha e Viçosa.
- Condições meteorológicas: O aquecimento diurno e a convergência de umidade na superfície devem gerar altos índices de energia potencial convectiva (MLCAPE > 1500 J/kg). Apesar do levantamento sinótico ser fraco, é generalizado. A presença de isotermas de -8°C nos médios níveis favorece episódios isolados de granizo significativo e rajadas de vento.
2. Tempestades não severas: Podem ocorrer em todas as mesorregiões do estado. Microrregiões em destaque: Paracatu, Montes Claros, Diamantina, Governador Valadares, Curvelo, Belo Horizonte, Uberlândia, Divinópolis, Barbacena, Poços de Caldas e Juiz de Fora.
Nota: As probabilidades apresentadas no mapa correspondem à chance de uma pessoa observar eventos severos em um raio de 40 km.
Aviso de Chuva
O tempo instável prevalece em todas as mesorregiões do estado. Acumulados significativos de chuva, variando entre 40 e 60 mm, são esperados principalmente no nordeste de Minas Gerais. Atenção máxima às áreas com histórico de alagamentos e enchentes.
Referências geográficas: Para termos de localização aproximada, citamos algumas cidades-chave: Barbacena, Belo Horizonte, Curvelo, Diamantina, Divinópolis, Governador Valadares, Juiz de Fora, Montes Claros, Paracatu, Poços de Caldas, Teófilo Otoni e Uberlândia.
AMP/press - SIMGE/SISEMA - Agência MINAS / Sindijori