Primeira mulher assume comando do Corpo de Bombeiros de MG após 113 anos
Pela primeira vez em 113 anos, o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais será comandado por uma mulher. A coronel Jordana Filgueiras assume o cargo com ampla experiência.

Pela primeira vez, uma mulher assume o comando do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais
O governador Romeu Zema anunciou, nesta quarta-feira (29/1), durante reunião com o secretariado, a nomeação da coronel Jordana de Oliveira Filgueiras Daldegan como nova comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG). Pela primeira vez em 113 anos de história da corporação, uma mulher estará à frente da instituição.
A nomeação da coronel Jordana reforça a política de valorização das mulheres nos cargos de liderança da administração pública estadual. Ela assume a posição em substituição ao coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho, que recebeu agradecimentos do governador pelos serviços prestados ao longo de sua gestão. Zema também destacou a atuação da coronel Daniela Lopes Rocha da Costa, que ocupava o subcomando da corporação.
Trajetória da nova comandante-geral
Com uma carreira consolidada dentro do CBMMG, a coronel Jordana de Oliveira Filgueiras Daldegan desempenhou funções estratégicas na corporação. Ocupou a subchefia da Seção de Planejamento Operacional do Estado-Maior, o subcomando do 3º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM), a chefia da Assessoria de Comunicação do CBMMG e, mais recentemente, a Diretoria de Assuntos Institucionais.
A nova comandante é especialista em Administração Pública, com foco em Gestão de Pessoas pela Escola de Governo da Fundação João Pinheiro, além de possuir formação em Gestão Estratégica e Políticas Públicas pela Academia de Bombeiros Militar. Também atua como docente e orientadora no Curso de Pós-Graduação em Gestão, Proteção e Defesa Civil da Academia de Bombeiros Militar.
Mudanças no Estado-Maior
Além da nomeação da coronel Jordana para o comando-geral, o governador anunciou que o coronel Moisés Magalhães de Souza assumirá o subcomando da corporação e a chefia do Estado-Maior, em substituição à coronel Daniela Lopes Rocha da Costa.
Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho, Normalização de Medidas contra Incêndios, Pânico e Explosões, e em Gestão Estratégica e Políticas Públicas, o coronel Moisés também tem experiência acadêmica, sendo professor e orientador no Curso de Pós-Graduação em Gestão Estratégica e Políticas Públicas da Academia de Bombeiros Militar.
A cerimônia oficial de transmissão de cargo ainda será agendada, ocasião em que serão prestadas homenagens e agradecimentos aos comandantes que deixam suas funções.