Programa de Doação de Fertilizantes impulsiona a agricultura familiar em Minas GERAIS

Programa de Doação de Fertilizantes do Governo de Minas fortalece a agricultura familiar, aumentando a produtividade e promovendo a sustentabilidade no campo.

Programa de Doação de Fertilizantes impulsiona a agricultura familiar em Minas GERAIS
Divulgação / Harsco Environmental




Programa de Doação de Fertilizantes fortalece a agricultura familiar em Minas









Iniciativa do Governo de Minas, em parceria com a Harsco Environmental, contribui para o aumento da produtividade, sustentabilidade e competitividade dos pequenos produtores.

O Programa de Doação de Fertilizantes para a agricultura familiar, promovido pelo Governo de Minas, completa um ano com resultados positivos para os agricultores. A iniciativa tem proporcionado solos mais férteis, culturas mais produtivas e maior segurança alimentar para as famílias do campo.

Em outubro do ano passado, o produtor Raílson Pereira Barbosa, de Virginópolis, recebeu cerca de quatro toneladas de agrosilício, aplicadas em lavouras de hortaliças, milho, limão, banana e pastagem. Ele aprovou os resultados obtidos.

“Tive um resultado excelente. A absorção no solo foi muito boa, tornando a terra mais macia. A produção de moranga japonesa melhorou significativamente, assim como a silagem de milho e a qualidade das pastagens para o gado leiteiro e de corte”, relata o agricultor, que também comercializa leite, frutas e hortaliças em cooperativas, escolas e supermercados.

Parceria e impacto no campo

O programa é executado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) e a Harsco Environmental, responsável pela doação do insumo.

No primeiro ciclo, foram distribuídas 5,7 mil toneladas do fertilizante para 90 municípios, beneficiando cerca de 1,4 mil produtores e cobrindo aproximadamente 4,2 mil hectares. As culturas beneficiadas incluem café, cana-de-açúcar, grãos, frutas, olerícolas, forrageiras e silvicultura.

O subsecretário de Política e Economia Agropecuária da Seapa, Caio Coimbra, destaca os benefícios do insumo.

“O agrosilício é um corretivo eficiente que prepara o solo em um terço do tempo gasto pelo calcário, aumentando a produtividade de 2 a 3 vezes em uma mesma área. Além disso, com 10% de silício em sua composição, fortalece as plantas contra pragas e doenças, reduzindo custos com defensivos e promovendo um cultivo mais sustentável”, explica.

Funcionamento do programa

Além da parceria com a Harsco Environmental, o programa conta com o apoio das prefeituras, responsáveis pelo transporte do fertilizante da unidade industrial em Timóteo (Vale do Aço) até os produtores locais. A Emater-MG acompanha tecnicamente todo o processo, desde a análise de solo até a aplicação correta do insumo.

Nesta nova fase, mais 10 mil toneladas do fertilizante serão distribuídas a agricultores familiares situados num raio de até 300 quilômetros de Timóteo. Os interessados devem procurar os escritórios locais ou regionais da Emater-MG para obter informações sobre o acesso ao benefício.

AMP/press - Agência MINAS / Sindijori