Quase duas dezenas de cidades de São Paulo são atingidas por incêndios

A região de Ribeirão Preto, no oeste do Estado, é uma das mais críticas e a a prefeitur publicou decreto proibindo até domingo atividades esportivas ao ar livre, diante da forte fumaça que encobre a cidade The post Quase duas dezenas de cidades de São Paulo são atingidas por incêndios appeared first on InfoMoney.

Quase duas dezenas de cidades de São Paulo são atingidas por incêndios












" data-image-caption="

Agricultor observa plantação de cana-de-açúcar queimar em Dumon (SP) (Foto: Joel Silva/Reuters) " data-medium-file="https://www.infomoney.com.br/wp-content/uploads/2024/08/2024-08-24T195623Z_1_LYNXMPEK7N07N_RTROPTP_4_FOGO-SP-QUEIMA.jpg?fit=300%2C200&quality=70&strip=all" data-large-file="https://www.infomoney.com.br/wp-content/uploads/2024/08/2024-08-24T195623Z_1_LYNXMPEK7N07N_RTROPTP_4_FOGO-SP-QUEIMA.jpg?fit=1280%2C853&quality=70&strip=all" tabindex="0" role="button">

São Paulo (Reuters) – O governo de São Paulo afirmou neste sábado (24) que atualmente há 17 cidades no Estado com focos ativos de incêndios, enquanto 36 estão em “alerta máximo” para queimadas, em meio a um período de estiagem que já dura dias e altas temperaturas.

A região de Ribeirão Preto, no oeste do Estado, é uma das mais críticas, afirmou o governo. Atuam na região três helicópteros da Polícia Militar, uma aeronave KC-390 da Força Aérea Brasileira e dois helicópteros para ajudar no combate às queimadas.

Diante da forte fumaça que encobre a cidade, a prefeitura de Ribeirão Preto publicou decreto proibindo até domingo atividades esportivas ao ar livre, publicou o G1.

“Estamos contratando aviões para fazer a pulverização de água, que se somam às nossas equipes de aeronaves do Corpo de Bombeiros e ao reforço das Forças Armadas”, afirmou o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, em comunicado à imprensa.

O governo paulista criou na sexta-feira um “gabinete de pronta resposta” aos incêndios,

No início da tarde, pelo menos três trechos rodoviários no Estado estavam interditados em decorrência das chamas e da fumaça.

Em Urupês, próxima a Ribeirão Preto e uma das cidades mais atingidas pelos focos de incêndio, a defesa civil informou que cerca de 200 hectares de cana-de-açúcar foram consumidos pelas chamas. Na sexta-feira, dois brigadistas da usina Santa Isabel, morreram ao tentar combater o fogo, afirmou a prefeitura da cidade em comunicado.

“O céu continua opaco, com forte odor de fumaça ainda presente no ar. Dados do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do INPE…indicam que a qualidade do ar em Urupês está insalubre para grupos sensíveis, como pessoas com doenças respiratórias, crianças e idosos”, afirmou a prefeitura.

The post Quase duas dezenas de cidades de São Paulo são atingidas por incêndios appeared first on InfoMoney.