Queijaria de MINAS GERAIS mantém tradição e conquista prêmios internacionais
Queijaria preserva tradição e conquista prêmios internacionais. Conheça a história do Laticínios Gomide e seus 22 tipos de queijos artesanais.

Produção de queijos atravessa gerações em Viçosa e ganha reconhecimento internacional
A tradição na produção de queijos segue firme na família Gomide, em Viçosa, Minas Gerais. Com dedicação, inovação e apoio da Emater-MG, o Laticínios Gomide conquistou espaço no mercado, acumulando prêmios em competições nacionais e internacionais. Hoje, a queijaria mantém uma linha variada com 22 tipos de queijos, resultado da valorização das boas práticas e da experiência transmitida ao longo das gerações.
Uma história de tradição e crescimento
A relação de Vitor Gomide com os queijos começou ainda na infância. "Minha lembrança mais antiga é de quando eu tinha quatro anos e minha avó fazia queijo no fogão a lenha. Ela sempre me dava as aparas do meia-cura, que produzimos até hoje", recorda.
Com o falecimento da avó, a tradição familiar foi mantida por sua mãe, Rita Gomide, que transformou o pequeno negócio em um empreendimento de sucesso. Inicialmente, a produção contava com apenas sete tipos de queijos. Hoje, com o apoio da Emater-MG, que auxilia na adoção de boas práticas e regularização da queijaria, o laticínio ampliou sua linha para 22 variedades.
"Esse crescimento é fruto do empenho da família, principalmente da dona Rita, que sempre prezou pela qualidade. A Emater-MG acompanha e orienta sobre boas práticas de fabricação, infraestrutura e legalização do laticínio", explica a extensionista Karina Lopes Chequer.
Formado em medicina veterinária, Vitor decidiu retornar ao sítio após a graduação para impulsionar a comercialização dos queijos, que são vendidos na feira de Viçosa e têm conquistado um público cada vez maior.
Investimentos e superação
Com a demanda crescente, Vitor optou por investir em melhorias estruturais e novos equipamentos para modernizar a produção. "Muita gente dizia para não arriscar mais dinheiro, mas confiei no meu instinto. Hoje, vejo que valeu a pena", celebra.
Premiações e reconhecimento
O sucesso da queijaria se reflete nos prêmios conquistados ao longo dos anos. Entre os principais reconhecimentos estão:
???? Melhor Queijeiro do Brasil
???? Medalha Super Ouro no Concurso Mundial do Queijo Brasil
???? Medalha de prata no 3° Mundial de Queijo
O pai de Vitor, Luís Carvalho de Gomide, também contribui para a excelência da produção, cuidando do rebanho leiteiro, com o qual já venceu diversos concursos. Já Rita Gomide mantém um rígido controle de higiene em todas as etapas do processo.
Queijos com identidade familiar
Para homenagear sua família, Vitor criou queijos com nomes inspirados em sua mãe e filhas. Um dos mais emblemáticos é o Queijo Dona Onça, que possui um aspecto marmorizado, simulando a pelagem do animal. "Minha mãe tem força, garra, sabedoria e, claro, uma braveza especial quando o assunto é higiene", brinca.
Ele espera que suas filhas sigam o legado da família. "A Lis, minha filha mais velha, já reconhece seu queijo pelo nome e sabor. A Suri ainda é pequena, mas logo também terá essa conexão. Espero que elas se apaixonem pela tradição, assim como eu", finaliza.