Reajuste da tarifa do transporte em MINAS GERAIS em vigor em janeiro

O reajuste é necessário para garantir a sustentabilidade operacional do sistema

Reajuste da tarifa do transporte em MINAS GERAIS em vigor em janeiro
Seinfra / Divulgação




Reajuste da tarifa do transporte coletivo da Região Metropolitana de Belo Horizonte entra em vigor em janeiro
Índice aprovado pela Seinfra é 33% inferior ao solicitado pelas operadoras









As tarifas do transporte coletivo que atendem os 34 municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) serão reajustadas a partir de zero hora do dia 9 de janeiro de 2025. O aumento segue o que foi estabelecido em contrato, que prevê a revisão anual dos valores.

Após análise do pedido de reajuste de 8,70% feito pelas operadoras, a Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) autorizou um aumento de 6,49%, índice 33% inferior ao solicitado. Com a mudança, a tarifa preponderante passará de R$ 7,70 para R$ 8,20.

O reajuste é necessário para garantir a sustentabilidade operacional do sistema, considerando fatores como a inflação do período, a atualização dos preços dos principais insumos e a correção dos custos contratuais com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Sistema de transporte metropolitano

O sistema de transporte coletivo da RMBH conta com 636 linhas em operação, que realizam, em média, até 14 mil viagens por dia útil, atendendo aproximadamente 650 mil usuários diariamente.

Investimento na renovação da frota

Neste ano, o Governo de Minas Gerais deu início a um processo de modernização do transporte público na RMBH, em parceria com as empresas operadoras. A iniciativa foi viabilizada por meio de um acordo firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG) e o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).

Até o momento, 224 novos ônibus foram entregues, sendo que 180 já estão em operação, trazendo mais segurança, agilidade e conforto aos usuários. A previsão é que, até o final de 2025, um total de 850 veículos seja incorporado ao sistema, renovando cerca de um terço da frota total.

Além de modernizar o transporte coletivo, a renovação da frota contribui para a redução das emissões de poluentes, com a adoção de veículos mais eficientes e sustentáveis. Essa iniciativa reflete o compromisso do Governo de Minas com a melhoria da mobilidade urbana e a qualidade de vida da população da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

AMP/press - Agência MINAS / Sindijori