Recuperação da MG-446 melhora tráfego no sudoeste de Minas Gerais

Recuperação da MG-446 avança com limpeza das margens e nivelamento. Comunidade e DER/MG unidos para melhorar segurança e tráfego no sudoeste de MG.

Recuperação da MG-446 melhora tráfego no sudoeste de Minas Gerais




Recuperação da MG-446 segue firme com operação  de "Limpeza das margens da Rodovia"









Sexta - feira (10/01) a empresa Ethos Engenharia, a serviço do DER/MG iniciou os trabalhos de liberação das margens da rodovia. Trabalho tão aprofundado não era realizado há mais de 15 anos. Essa área ao longo da rodovia, segundo nossas fontes, terá cerca de 5 m de liberação de vegetação arbória e com nivelamento do solo que acompanhará o nivel da rodovia MG-446 a partir de Nova Resende, passando pela serra. A verba alocada para esse trabalho é de R$ 250.000,00.

Empresa e a DER/MG

A Ethos Engenharia de Infraestrutura S/A presta serviços para o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG). A empresa tem sido contratada para diversos projetos de manutenção e recuperação de rodovias no estado. Dentre outros contratos a empresa tem esse: Contrato DM-005/2024 - Serviços de manutenção rodoviária, conservação rotineira e periódica, serviços de urgência e pequenos melhoramentos, restritos à circunscrição da 25ª URG do DER/MG.

A 25ª URG (Unidade Regional de Gestão) do DER/MG (Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais) é uma das divisões regionais responsáveis pela gestão e manutenção das rodovias estaduais dentro de uma área específica do estado de Minas Gerais. Essas unidades regionais estão distribuídas pelo estado para descentralizar as operações e facilitar a administração das atividades do DER/MG, como:

  • Manutenção e conservação das rodovias estaduais (pavimentadas e não pavimentadas);
  • Gestão de obras de infraestrutura viária, como construção e recuperação de estradas e pontes;
  • Fiscalização do tráfego e da segurança viária;
  • Atendimento e suporte técnico às demandas locais.

Cada URG é responsável por um conjunto de municípios e rodovias localizadas em sua área de abrangência. A 25ª URG tem sede no município de Guaxupé e abrange municípios localizados no sudoeste de Minas Gerais. Embora não exista uma lista oficial amplamente divulgada, a área de atuação geralmente corresponde às cidades próximas à sede ou vinculadas à jurisdição administrativa da unidade. Abaixo estão algumas das cidades atendidas:

1.           Guaxupé (sede)

2.           Guaranésia

3.           Monte Belo

4.           Muzambinho

5.           Nova Resende

6.           Juruaia

7.           Arceburgo

8.           São Pedro da União

9.           Cabo Verde

10.        Botelhos

11.        Campestre

12.        Alfenas

13.        Areado

14.        Conceição da Aparecida

15.        Carmo do Rio Claro

16.        Monte Santo de Minas

17.        Ibiraci

18.        Itamogi

19.        Pratápolis

20.        Passos (parcialmente, dependendo da interligação rodoviária)

Comunidade e lideranças foram determinantes

A mobilização da comunidade e dos usuários da estrada foi essencial para o rápido atendimento dessa demanda. As reivindicações por medidas emergenciais resultaram em ações eficazes, evitando a ampliação dos riscos de acidentes.

A iniciativa reforça a importância da parceria entre a sociedade e os órgãos responsáveis pela manutenção das rodovias, evidenciando que o esforço coletivo pode gerar resultados concretos e benéficos para todos. A comunidade agradece a todos os envolvidos direta ou indiretamente na realização da operação.

Acompanhamento do O EXPRESSO

O Jornal O EXPRESSO continuará acompanhando o progresso das obras e informando a população sobre qualquer nova movimentação relacionada à melhoria dessa importante via de acesso para a região.

Entenda o Caso observado 30/11 e publicado 01/12 às 16h32 

A rodovia MG-446, que liga Nova Resende a Juruaia, enfrentava uma grave situação com a presença de 218 buracos de diferentes tamanhos, sendo o maior deles com aproximadamente 5 metros de circunferência e 10 centímetros de profundidade. Essa condição estava gerando um alto índice de quebras e acidentes em um trecho de apenas 9 km da estrada, comprometendo a segurança dos motoristas.

Além dos buracos, a estrada apresentava áreas de asfalto que estão cedendo, formando depressões que, somadas, podem ultrapassar os 200 metros. Essa situação agravava ainda mais o risco para os usuários da via, que já enfrentavam desafios significativos. Era evidente que a MG-446 necessitava de um recapeamento completo, e não apenas de uma simples operação de "tapa-buracos", que não resolveria os problemas estruturais da rodovia.

A urgência de intervenções adequadas era crítica para garantir a segurança e a fluidez do tráfego nessa importante ligação entre as cidades. A população local e os usuários da rodovia pediram uma ação imediata das autoridades competentes para restaurar a condição adequada da MG-446 e prevenir futuros acidentes.

Em Tempo: Realizamos a reportagem na época, após percorrer por duas vezes o trecho de 9 km, que começa na serra entre Nova Resende e o Bairro Casinhas de Juruaia e seguia crítico, com um indice de 25 buracos por Km, até a 'Ponte Preta'.