Redução de Juros no Plano Safra em MINAS GERAIS
A Emater-MG orienta os produtores na adaptação de seus sistemas produtivos, enquanto o IMA realiza auditorias nas propriedades e agroindústrias, além de validar as normas de certificação e emitir os certificados e selos do programa.

Produtores Certificados pelo Certifica Minas Terão Redução de Juros no Plano Safra
A partir de janeiro de 2025, mais de 950 produtores certificados pelo Programa de Certificação de Produtos Agropecuários e Agroindustriais de Minas Gerais (Certifica Minas) serão beneficiados com uma redução de 0,5% na taxa de juros do crédito rural obtido por meio do Plano Safra. Essa iniciativa amplia o alcance do benefício, que até então era restrito aos produtores de café certificados pelo programa.
A medida foi anunciada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e reconhece que o Certifica Minas, política pública do Governo de Minas Gerais, atende aos critérios de boas práticas agrícolas estabelecidas pelo Ministério. Com isso, os produtores de diversas cadeias produtivas do programa, como algodão, azeite, cachaça, produtos orgânicos e sem agrotóxicos (SAT), carne bovina, frango e ovos caipiras, hortaliças, leite, mel e Queijo Minas Artesanal, passam a ter direito à redução na taxa de juros.
Anteriormente, apenas os produtores de café eram contemplados com o abatimento. A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) trabalhou para incluir outras atividades certificadas no programa, apresentando ao Mapa os critérios e dados necessários para estender o benefício a todos os participantes.
Reconhecimento e Sustentabilidade
O superintendente da Seapa e coordenador do programa, Feliciano Nogueira de Oliveira, destacou que o reconhecimento é resultado de um trabalho integrado com as instituições vinculadas à secretaria, como a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG), a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). “Essa medida permitirá que os produtores certificados financiem suas atividades com juros menores, possibilitando maior investimento em melhorias na produção”, afirma Feliciano.
Rogério Fernandes, gerente de certificação do IMA, reforça a importância estratégica da medida, que promove a sustentabilidade e fortalece a competitividade dos produtos mineiros. “Ao alinhar-se aos objetivos do Certifica Minas, o reconhecimento do Ministério da Agricultura reforça o compromisso com a qualidade e a sustentabilidade dos nossos produtos”, explica.
Benefício Adicional para Produtores com Cadastro Ambiental Rural
Além da redução de 0,5% para os certificados pelo Certifica Minas, os produtores que tiverem o Cadastro Ambiental Rural (CAR) analisado pelo Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (Sicar) também poderão usufruir de uma redução adicional de 0,5%. Dessa forma, aqueles que adotam boas práticas agrícolas e possuem o CAR regularizado terão direito a uma redução total de 1% nos juros do crédito rural, incentivando ainda mais a produção sustentável.
Vantagens para a Sustentabilidade e Qualidade
O Certifica Minas promove a adoção de práticas que otimizam o uso de recursos naturais, minimizam impactos ambientais e preservam a biodiversidade, além de garantir o cumprimento das legislações trabalhistas. Essa combinação de fatores fortalece a imagem do agronegócio mineiro como sustentável e competitivo, tanto no mercado nacional quanto internacional.
Como Funciona o Certifica Minas
A Emater-MG orienta os produtores na adaptação de seus sistemas produtivos, enquanto o IMA realiza auditorias nas propriedades e agroindústrias, além de validar as normas de certificação e emitir os certificados e selos do programa. A Epamig, por sua vez, desenvolve pesquisas agropecuárias voltadas para a certificação e participa das capacitações oferecidas pela Seapa.
A adesão ao Certifica Minas é voluntária, e os produtores interessados devem procurar os escritórios da Emater-MG ou do IMA em seus municípios. As normas e orientações para o processo de certificação estão disponíveis no site da Secretaria de Agricultura.
AMP/press - Agência MINAS / Sindijori