Safra de grãos em Minas Gerais deverá crescer 6,5% em 2025 com alta produtividade
Minas Gerais prevê crescimento de 6,5% na safra de grãos em 2025, com alta produtividade e avanço tecnológico impulsionando a produção de soja, milho e feijão.

Safra de grãos em Minas Gerais deverá crescer 6,5% em 2025 com alta produtividade
A produção de grãos em Minas Gerais deve crescer 6,5% em 2025, impulsionada por avanços tecnológicos e boas condições climáticas. Dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) apontam que a safra mineira de 2023/2024 totalizou 16,1 milhões de toneladas, em uma área de 4,3 milhões de hectares, com produtividade de 3.773 kg/ha. Para 2025, a estimativa é que a produção alcance 17,1 milhões de toneladas, com produtividade de 4.019 kg/ha. A soja é o destaque, devendo atingir 8,6 milhões de toneladas em 2,3 milhões de hectares.
O cultivo de grãos como soja, feijão, arroz, milho e trigo segue em ritmo avançado. O ciclo principal ocorre entre outubro e março, podendo haver novos plantios mediante irrigação. A produtora Josiani Moraes da Silva, da Fazenda Santa Cruz, em Paraguaçu, destaca a rotação de culturas como estratégia para manter a fertilidade do solo e otimizar a produtividade. "Fazemos rotação de culturas para melhorar o solo. Nossa plantção de milho atual tem a função de deixar a palhada na terra, enriquecendo o solo para a próxima safra de soja", explica.
Situação das lavouras em Minas Gerais
-
Arroz: 100% semeado; em áreas irrigadas, pode haver novo plantio após a colheita da soja precoce.
-
Feijão: Primeira safra plantada; no Noroeste, lavouras em fase de enchimento de grãos.
-
Milho: Primeira safra concluída; colheita prevista entre fevereiro e abril.
-
Soja: Plantio finalizado em dezembro; colheita entre fevereiro e abril.
-
Algodão: Primeira safra concluída; segunda safra depende da colheita da soja para plantio irrigado.
A expectativa é que o avanço na produtividade reforce a presença de grãos essenciais na mesa dos mineiros, garantindo o abastecimento e fortalecendo a economia do agronegócio no estado.