Segundo Conecta Com Minas reúne empresários da comunicação e debate os desafios do setor em Minas Gerais

O evento, que teve como anfitrião o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, trouxe à tona os desafios enfrentados pela indústria da comunicação em um cenário de rápidas transformações tecnológicas.

Segundo Conecta Com Minas reúne empresários da comunicação e debate os desafios do setor em Minas Gerais
Fotos: Sebastião Jacinto Júnior












Segundo Conecta Com Minas reúne empresários da comunicação e debate os desafios do setor

O 2º Conecta Com Minas, realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), em Belo Horizonte, reuniu na segunda-feira (21/10) empresários, parlamentares e diretores de agências de publicidade, jornais, portais, rádios e TVs de Minas Gerais para debater temas cruciais para o setor de comunicação. Cerca de 200 participantes discutiram tópicos como avanços tecnológicos, regulação do setor, critérios para tabelamento de preços publicitários, novas perspectivas para o mercado mineiro e a valorização das empresas locais.

O evento, que teve como anfitrião o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, trouxe à tona os desafios enfrentados pela indústria da comunicação em um cenário de rápidas transformações tecnológicas. Roscoe destacou a importância de uma comunicação sólida para fortalecer a democracia e a participação cidadã, ressaltando a necessidade de união entre as empresas do setor para impulsionar o mercado de comunicação em Minas Gerais. “A Câmara da Indústria da Comunicação tem total apoio da FIEMG, e vejo boas perspectivas de crescimento para o setor com essa parceria”, comentou.

Roscoe ainda enfatizou o esforço da FIEMG em incentivar as indústrias mineiras a darem preferência às empresas locais na contratação de serviços de comunicação, buscando fortalecer a economia regional.

Diálogo com o poder público

Rodrigo Fernandes, presidente do Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas de Minas Gerais (Sindijori-MG), também esteve presente e ressaltou a importância do diálogo com o governo do estado, especialmente com a Secretaria de Comunicação Social. Ele destacou o comprometimento da administração de Romeu Zema em manter uma relação transparente e aberta com os veículos de comunicação. “Conseguimos grandes conquistas nos últimos anos graças ao diálogo contínuo com o governo, que tem mantido uma postura séria e inclusiva”, afirmou Fernandes.

Bernardo Santos, secretário de Comunicação Social de Minas Gerais, também integrou a mesa de debates e destacou o papel vital da comunicação para garantir que informações seguras e confiáveis cheguem à população de todas as regiões do estado. Ele mencionou ações do governo voltadas para a interiorização das campanhas de comunicação e a disponibilização de linhas de financiamento pelo Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) para micro e pequenas empresas do setor.

Painéis e debates

O evento também contou com a presença de Mayrinck Aguiar, presidente da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt), Gustavo Faria, presidente do Sindicato das Agências de Propaganda de Minas Gerais (Sinapro-MG), José de Assis Tito, diretor da Associação das Empresas de Outdoor e Mídia Exterior de Minas Gerais (Asdoor), e o deputado estadual Antônio Carlos Arantes, 1º secretário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Todos destacaram a importância da união do setor para superar os desafios e fortalecer o segmento.

Um dos destaques do Conecta Com Minas foi o painel “Comunicação e propaganda em Minas Gerais”, com a participação de Rodrigo Fernandes, Bernardo Assis e Luiza Luna, superintendente de comunicação da ALMG. Durante o debate, foram discutidos temas como as expectativas do poder público para o setor em 2025, a inclusão de novas empresas na lista de anunciantes, e o uso das redes sociais dos veículos de comunicação para veicular conteúdos institucionais.

O evento também ofereceu serviços de assessoria personalizados, com o apoio do governo de Minas e da ALMG, para o recadastramento e atualização de dados das empresas de comunicação.

Fotos: Sebastião Jacinto Júnior

Fonte: Rafael Passos
Imprensa FIEMG

 AMP/press - Sindijori