STF já tem três votos para manter suspensão da desoneração

Zanin atendeu na quinta-feira (25) a um pedido da AGU, na qual o governo argumenta que a lei que prorrogou a desoneração é inconstitucional The post STF já tem três votos para manter suspensão da desoneração appeared first on InfoMoney.

STF já tem três votos para manter suspensão da desoneração




Ministros durante sessão plenária no STF








" data-image-caption="

Ministros durante sessão plenária no STF (Carlos Moura/SCO/STF) " data-medium-file="https://www.infomoney.com.br/wp-content/uploads/2023/11/53350710047_b76ebfd034_c.jpg?fit=300%2C200&quality=70&strip=all" data-large-file="https://www.infomoney.com.br/wp-content/uploads/2023/11/53350710047_b76ebfd034_c.jpg?fit=799%2C533&quality=70&strip=all">

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou para manter a decisão do ministro Cristiano Zanin que suspendeu a desoneração da folha dos municípios e de setores produtivos até 2027.

Mais cedo, o ministro Flávio Dino também votou nesse sentido. Até o momento, são três votos para manter a liminar.

Zanin atendeu na quinta-feira (25) a um pedido da Advocacia Geral da União, na qual o governo argumenta que a lei que prorrogou a desoneração é inconstitucional por não demonstrar o impacto financeiro da medida.

A decisão começou a ser analisada no plenário virtual na madrugada desta sexta-feira (26). Os demais ministros vão decidir se derrubam ou mantêm a liminar. Se não houver pedido de vista ou destaque, o julgamento vai até dia 6 de maio.

Estudo da SPE

Nesta sexta, a Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Fazenda divulgou um estudo sustentando que a prorrogação da desoneração da folha contraria o interesse público, por ser ineficaz e ter elevado custo fiscal, “prejudicando a execução de outras políticas públicas essenciais”.

Segundo o relatório, a Receita Federal estima que a política de desoneração da folha de pagamentos da forma como foi prorrogada pelo Congresso terá um custo de R$ 15,8 bilhões em 2024.

“As evidências encontradas sobre o desempenho da política no Brasil, em termos de impactos socioeconômicos, principalmente sobre o nível de emprego, salários e competitividade, não sinalizam em consenso para um bom e adequado desempenho da política”, diz a SPE.

(Com Estadão Conteúdo)

The post STF já tem três votos para manter suspensão da desoneração appeared first on InfoMoney.