Tempo instável e risco de tempestades marcam início da semana em Minas Gerais

Semana começa com tempo instável e previsão de tempestades em Minas Gerais; risco de chuvas fortes e altos índices de umidade em todo o estado.

Tempo instável e risco de tempestades marcam início da semana em Minas Gerais




Semana começa com tempo instável e previsão de tempestades em Minas Gerais









A semana inicia com tempo instável em todas as regiões de Minas Gerais. De acordo com a previsão meteorológica, o céu permanece encoberto e há risco de tempestades ao longo do dia, especialmente na metade norte do estado. Já na metade sul, a tendência é de aumento de nuvens, com possibilidade de tempestades isoladas a partir da tarde.

As regiões do Noroeste, Norte e Nordeste mineiro devem registrar os maiores acumulados de chuva. A temperatura máxima prevista é de 32 °C no leste do Vale do Rio Doce. A umidade do ar tende a se manter elevada, em torno ou acima de 50% durante a tarde, na maior parte do estado.

Em Belo Horizonte, a previsão indica céu nublado a parcialmente nublado, com possibilidade de chuva a qualquer hora. Há ainda risco de tempestades isoladas entre o final da tarde e a madrugada. A temperatura máxima prevista na capital é de 27 °C, e a umidade mínima deve atingir 60% no período da tarde.

Previsão de tempo severo

As condições atmosféricas favorecem a ocorrência de tempestades em praticamente todas as mesorregiões mineiras. As tempestades previstas são classificadas como não severas, mas podem causar transtornos, como alagamentos e quedas de energia.

Microrregiões em destaque para maior atenção incluem: Unaí, Paracatu, Três Marias, Curvelo, Bom Despacho, Pirapora, Montes Claros, Janaúba, Januária, Salinas, Grão Mogol, Bocaiuva, Diamantina, Capelinha, Araçuaí, Pedra Azul, Almenara, Teófilo Otoni, Nanuque, Guanhães, Peçanha, Governador Valadares, Ipatinga, Caratinga, Aimorés, Mantena, Conceição do Mato Dentro, Sete Lagoas, Pará de Minas, Belo Horizonte, Itabira, Itaguara, Ouro Preto, Conselheiro Lafaiete, Piumhi, Formiga, Campo Belo, Divinópolis, Oliveira, Ponte Nova, Manhuaçu, Viçosa, Muriaé, Ubá, Juiz de Fora, Cataguases, Passos, São Sebastião do Paraíso, Alfenas, Varginha, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Santa Rita do Sapucaí, São Lourenço, Andrelândia, Itajubá, Lavras, São João del-Rei e Barbacena.

Aviso de chuva

A previsão indica chuva generalizada em Minas Gerais. Espera-se acumulado pluviométrico entre 20 e 40 mm em áreas do Noroeste, Norte de Minas, Vale do Jequitinhonha, Vale do Mucuri, norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte, norte da Central Mineira e Vale do Rio Doce. Para o Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Oeste, Sul de Minas, Campo das Vertentes, Zona da Mata e demais áreas do centro-sul do estado, o volume deve variar entre 5 e 20 mm.

Tendência para os próximos dias

A instabilidade atmosférica deverá persistir ao longo da semana em todo o estado. Nas regiões do norte e leste, como o Vale do Jequitinhonha, Vale do Mucuri e Vale do Rio Doce, o volume de chuva pode variar entre 40 e 60 mm. No Noroeste, norte da Região Central, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba e Metropolitana de Belo Horizonte, os acumulados previstos ficam entre 20 e 40 mm. Para o restante de Minas Gerais, os volumes estimados oscilam entre 5 e 20 mm.

A população deve manter atenção aos alertas meteorológicos e adotar medidas de segurança durante as tempestades.

AMP/press - SIMGE/SISEMA - Inmet / Sindijori

#PrevisãoDoTempo #MinasGerais #ChuvaForte #Tempestade #TempoInstável #Meteorologia #ClimaMG #AlertaDeChuva