Tesla pode cancelar carro elétrico de baixo custo; entenda
Decisão, se confirmada, representa o fim de um objetivo de longa data de Elon Musk O post Tesla pode cancelar carro elétrico de baixo custo; entenda apareceu primeiro em Olhar Digital.

A Tesla teria cancelado os planos de lançar um carro elétrico de baixo custo, algo há muito tempo prometido pela montadora para impulsionar crescimento e vendas globalmente. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (5) pela Reuters.
Leia mais:
- Tesla supera BYD e lidera vendas de carros elétricos
- O que acontece com carro elétrico em climas extremos?
- Novo Tesla Model 3 é visto em showroom; veja fotos e vídeos
Tesla barato fora dos planos?
- Segundo fontes ouvidas pela agência de notícias, a decisão representa o fim de um objetivo de longa data da Tesla.
- Vale recordar que Elon Musk sempre disse que a missão da empresa era lançar carros elétricos acessíveis.
- O plano, conforme anunciado pelo empresário em 2006, era usar o lucro obtido com a venda de EVs de luxo para financiar um projeto de carro de baixo custo.
- Essa promessa foi confirmada repetidamente por Musk. Em janeiro deste ano, o bilionário chegou a confirmar o início da produção do Tesla “baratinho”, apelidado de Model 2, para o segundo semestre de 2025.

O que diz a empresa
A Tesla não confirmou nenhuma decisão oficialmente. O CEO Elon Musk postou no X (antigo Twitter) que a “Reuters está mentindo“, mas não forneceu detalhes.
Fontes disseram à Reuters que a decisão de descartar o Model 2 foi anunciada em fevereiro em uma reunião interna. O plano da montadora seria apostar as fichas em robotáxis (taxis autônomos) baseados no modelo de baixo custo. O cronograma e o modelo de negócios da Tesla para robotáxis permanecem em segredo.
A decisão, se confirmada, chega em um momento de forte concorrência da Tesla com veículos de origem chinesa, muitos custando menos que o prometido EV de baixo custo, conhecido internamente pelo código NV91.
Mensagens da empresa analisadas pela Reuters também mostram referência ao codinome. Uma delas, enviada em 1º de março, dizia que “fornecedores deveriam interromper todas as atividades futuras” relacionadas ao NV91.
Qual o Tesla mais barato?
Atualmente, o Tesla mais acessível é a versão de entrada do Model 3, vendida a partir de US$ 39 mil nos Estados Unidos. O modelo mais básico tinha a promessa de chegar ao mercado por US$ 25 mil.
O post Tesla pode cancelar carro elétrico de baixo custo; entenda apareceu primeiro em Olhar Digital.