TJMG, Interpol, PF e MPMG se unem para trabalhar com "Notícias Vermelhas"

TJMG, Interpol, PF e MPMG se unem para trabalhar com "Notícias Vermelhas"
Participantes da reunião disseram que a cooperação entre as instituições é essencial para o bom andamento dos trabalhos (Crédito: Euler Junior/TJMG)






























O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, recebeu, nesta quinta-feira (13/7), representantes do Ministério Público de Minas Gerais e da Polícia Federal para tratar sobre processos de extradição, de tradução e expediente da difusão vermelha, também conhecida como notícia vermelha ou red notice. Na reunião, foram debatidas formas de as instituições cooperarem para agir colaborativamente na execução dos trabalhos.

Not---Difusao-vermelha---MP-e-PF_-reuniao-com-Presidente..jpg
Participantes da reunião disseram que a cooperação entre as instituições é essencial para o bom andamento dos trabalhos (Crédito: Euler Junior/TJMG)

Também participaram do encontro o 2º vice-presidente do TJMG e superintendente da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), desembargador Renato Luís Dresch; o corregedor-geral de Justiça do TJMG, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior; o desembargador Pedro Carlos Bitencourt Marcondes; o juiz auxiliar da Presidência do TJMG, Thiago Colnago Cabral; o procurador de justiça da Secretaria de Assuntos Internacionais, Eduardo Soares Machado; a chefe do Núcleo de Cooperação Internacional da Polícia Federal, delegada Fátima Zulmira Bassalo.

A difusão vermelha ou notícia vermelha (conhecida como red notice) representa a possibilidade de prisão da pessoa que se encontra em país estrangeiro e contra a qual existe mandado de prisão expedido por autoridade brasileira. Também é válida para a prisão daquele ou daquela que, estando em território nacional, possuir a custódia decretada em outro país. A questão é regulamentada pela Instrução Normativa nº 01, de 10 de fevereiro de 2010, da Corregedoria Nacional de Justiça, órgão vinculado ao Conselho Nacional de Justiça.

A red notice, cujo caráter é de um mandado de captura internacional, uma vez emitida pela Organização de Polícia Internacional (Interpol), possibilita a divulgação, entre os Estados-Membros, da existência de mandados de prisão pendentes de cumprimento, culminando com a detenção e extradição do indivíduo. No Brasil, a Difusão Vermelha deve ser solicitada pelo promotor de justiça ao Poder Judiciário, que a encaminhará à respectiva Superintendência da Polícia Federal que, por sua vez, repassará o pedido à Interpol.

"A iniciativa das red notices é de suma importância e, a partir desse encontro, vamos estreitar ainda mais os laços para que possamos desenvolver essas relações com os outros órgãos e fortalecer assim a eficiência da jurisdição, inclusive no caso de agentes fora do país", disse o presidente do TJMG.

Segundo a delegada da Polícia Federal, Fátima Zulmira Bassalo, o foco da reunião foi aumentar a parceria com a magistratura mineira e divulgar o trabalho que é desenvolvido pela PF, principalmente na busca de foragidos que se encontram no exterior. "Por estarem fora do território nacional, os mandados de prisão para essas pessoas ficam inviabilizados. Nosso objetivo é colocar o trabalho da PF à disposição, capturar esses foragidos e trazê-los para Minas Gerais, para que cumpram as suas penas aqui", afirmou.

Da mesma forma, o procurador de justiça da Secretaria de Assuntos Internacionais, Eduardo Soares Machado, considerou o encontro muito positivo, principalmente em relação à cooperação entre as instituições. "Vamos estreitar o relacionamento entre Interpol, Polícia Federal, Ministério Público e TJMG para cumprir os mandados de prisão lá fora, por meio das notícias vermelhas. Muitos países reconhecem as red notices da Interpol como base suficiente para proceder prisões, apreensões e encaminhar os condenados para cá. E a ideia é que possamos capacitar juízes, promotores e todos os envolvidos nesse processo", disse.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: Tribunal de Justiça de MG