Trilhas de Futuro de MINAS GERAIS bate recorde de inscritos
O Trilhas de Futuro é uma porta de entrada para o mercado de trabalho.

Trilhas de Futuro bate recorde de inscritos e amplia oportunidades para jovens mineiros
O Governo de Minas encerrou, na segunda-feira (23/9), as inscrições para a quinta edição do programa Trilhas de Futuro, registrando mais de 346 mil candidaturas, o maior número já alcançado. Um dos principais destaques foi o significativo aumento da participação de estudantes da rede estadual, em busca de novas oportunidades de qualificação profissional.
De acordo com o governador Romeu Zema, "O Trilhas de Futuro é uma porta de entrada para o mercado de trabalho. É uma enorme satisfação ver o programa atraindo mais jovens e transformando suas perspectivas profissionais por meio dos cursos técnicos".
O vice-governador, Professor Mateus, reforça que o recorde de inscrições é um reflexo do êxito do projeto: "O Governo de Minas ampliou a oferta de cursos e expandiu o programa para mais municípios nesta quinta edição, o que fortalece nossa proposta de promover uma verdadeira transformação educacional, alinhada às necessidades do mercado por mão de obra qualificada."
Crescimento da Oferta
Com o sucesso crescente do programa e a contínua demanda por profissionais qualificados, o Governo de Minas ampliou o número de cursos técnicos e estendeu a oferta a novos municípios. Ao todo, foram oferecidas 40 mil vagas para esta edição.
Os candidatos poderão verificar os resultados da alocação no dia 11/10 no site oficial do programa. As matrículas presenciais serão realizadas entre 15 e 29/10, conforme critérios estipulados pela Resolução SEE nº 5047. As aulas terão início no dia 3 de fevereiro de 2025, conforme comunicado da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG).
Após a alocação no curso escolhido, os candidatos receberão um e-mail com todas as orientações sobre a documentação necessária e o processo para efetivar a matrícula.
Vagas Remanescentes
Para as vagas remanescentes, ou seja, aquelas que não forem preenchidas após o prazo de confirmação, um novo período de inscrições será aberto entre 12 e 22/11. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição no site, sem critérios de prioridade, e estarão acessíveis a qualquer candidato interessado. O catálogo de cursos com vagas remanescentes ficará disponível para consulta no site do Trilhas de Futuro durante o período informado.
Destaques da Quinta Edição
Nesta edição, o programa ampliou sua oferta para mais de 100 cursos técnicos, incluindo novas áreas como Agente Comunitário de Saúde, Brinquedoteca, Calçados, Cervejaria, Conservação e Restauro, Massoterapia e Panificação. Além disso, 28 novos municípios foram integrados, incluindo Campina Verde, Capinópolis, Carmésia, Dores de Guanhães, Leopoldina e Sarzedo.
Benefícios e Objetivos
O Trilhas de Futuro, além de oferecer cursos gratuitos, concede uma ajuda de custo diária de R$ 20,00 para alimentação e transporte aos participantes. O projeto tem como objetivo atender às demandas do mercado de trabalho por mão de obra qualificada, selecionando os cursos com base nas necessidades específicas do setor produtivo em Minas Gerais.
O programa está aberto prioritariamente a estudantes do ensino médio da rede estadual, com vagas remanescentes para alunos de escolas municipais, privadas e outros interessados, oferecendo uma excelente oportunidade de formação técnica e inserção no mercado de trabalho.
AMP/press - Agência MINAS / Sindijori